Por onde seguir
Muitas pessoas, insatisfeitas com seus empregos, decidem abrir mão da trajetória profissional corporativa e investir na carreira freelancer. Há algumas profissões como designers, jornalistas e profissionais de TI que são mais propensas a ter essa possibilidade. Você já pensou nisso? Para investir nessa jornada, em […]
O caminho da inovação
Em tempos de economia globalizada, a capacidade das empresas em inovar não somente representa uma vantagem competitiva; é também fator estratégico para a sustentabilidade do negócio. A essência da inovação é questionar as crenças existentes e desafiar a lógica convencional. A partir desse “pensar diferente” […]
A base da transformação
Um cidadão de origem humilde, que se graduou na conceituada escola de Economia da Universidade Sorbonne – Paris e foi presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995. Essa é a trajetória, bem resumida, de Jacques Delors. E por que ele aparece aqui? Foi ele […]
De malas prontas
Poder de atração: empresas veem o Brasil como uma das áreas prioritárias para transferências de executivos Mais de 70% das empresas esperam aumentar as transferências de curto prazo em 2013, de acordo com um relatório recente sobre políticas e práticas de expatriados produzido pela Mercer. […]
Investimento seguro
A Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou em dezembro de 2010 a norma NBR 18801 sobre Sistema de Gestão da Segurança e da Saúde. No entanto, ela entrará em vigor apenas em 2014. A ideia é dar fôlego às empresas que precisam criar procedimentos para […]
Um novo profissional para um mundo com novas demandas
Quênia – Boa parte da população não tinha acesso aos serviços bancários, mas possuía celular. Isso bastou para Susie Lonie e Nick Hughes, funcionários da Vodafone, criarem o M-Pesa, uma oportunidade de negócio com impacto social: oferecer um serviço que permitisse o acesso a operações […]
Reuniões malfadadas
Realizar menos reuniões equivale a ter mais dinheiro em caixa? Por incrível que pareça, essa foi a conclusão de um estudo conduzido pela Triad Consultoria que revela que o desperdício que se tem com esses encontros improdutivos é de, aproximadamente, 500 mil reais anuais a […]
O que eles aprenderam
Não é fácil carregar a tarefa de estimular os colaboradores, treiná-los e levantar a bandeira dos valores das companhias em um mundo em constante alteração. O papel do RH é cada vez mais solicitado. Ele é o agente responsável por conduzir as mudanças, as estratégias […]
Um novo par
Ana Laura, da Braskem: saber quais são as demandas dos integrantes e entender as necessidades da empresa Uma missão árdua foi imposta à área de comunicação da Braskem: gerar empatia de seus colaboradores à matéria-prima de seus produtos – o plástico. O objetivo da campanha […]
Sociedade relacional
Nassar, da Aberje: a comunicação deve estar presente em todas as áreas e deve ser produzida por especialistas Vivemos, hoje, em uma sociedade em que tudo é comunicação. No entanto, para que ela, a comunicação, seja eficaz, eficiente, efetiva, é preciso haver uma mediação qualificada. […]