Fazer a diferença
Já vivemos dias melhores, é bem verdade. Mas também, já vivemos outros muito piores. Então, por que se deixar dominar pelo desânimo? Impregnados de receios e de desesperança, muitos acabam por atrair para si um mal maior do que na realidade enfrentaria. A crise veio […]
Variável humana
Em meados do século 17, o matemático francês Pierre Fermat anunciou ter descoberto a resposta para uma proposição intrigante: provar que o teorema xn + yn = zn não tinha solução inteira não nula para x, y e z quando n fosse maior que […]
Cidadãs do mundo
Motomura, da Amana-Key: o líder do futuro será, acima de tudo, um estadista Qual a contribuição de uma empresa na construção de um futuro melhor? Para quem acredita que promover programas de responsabilidade social, ações ecologicamente corretas ou adequar produtos e serviços a um contexto […]
Quantia certa
Atualmente, a economia global está bastante instável, para dizer o mínimo. Com a turbulência dos mercados e os economistas lutando para acompanhar os índices flutuantes, persiste um ambiente deflacionário em algumas partes do mundo. Mas análises recentes realizadas por empresas de inteligência de mercado identificam […]
Reinventar-se para o futuro
Lopes, da Essencis: cultura de inovação ajudou a empresa a não sentir tão fortemente os impactos da crise. (Fotos: Gustavo Morita) Inovar para sair da crise ou esperar que ela passe para tomar qualquer decisão estratégica? Apesar de a segunda opção ser a mais adotada pela […]
Pegar quem vale a pena
Pressão. Assim pode ser traduzido o atual momento nas áreas de RH. De acordo com pesquisa da Mercer, o departamento responsável pela gestão de pessoas está na mira para cortar custos. O levantamento, realizado em maio e que contou com mais de 2,1 mil empresas […]
Reconhecimento garantido
Pesquisa realizada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) e o Ibope Inteligência ouviu, no primeiro trimestre deste ano, executivos das áreas de promoção, marketing, RH e trademarketing e os resultados mostram que, mesmo em tempos de crise, as empresas não pretendem reduzir seus gastos com […]
Comemorar conquistas
Para a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Evento, Simone Saccoman, todo tipo de evento bem realizado é um propulsor de negócios e nos momentos de crise isso se destaca ainda mais. “Não podemos nos deixar contaminar pelo marketing da crise. Nossos olhos devem […]
Ficar no tempo
Alguns temas relacionados à gestão de pessoas parecem ficar no tempo, escondidos debaixo de uma camada de poeira na mente de gestores e de consultores. Outros reaparecem alinhados a novas modas, mas só mudam na aparência. É a história da roupa nova. Quando comecei minha […]
Fazer o que é certo, da forma correta
A incerteza econômica está levando um crescente número de empresas a repensar suas estratégias corporativas. Mas os executivos de alto escalão não são os únicos preocupados com o que o futuro talvez nos trará. Todos, em geral, também se perguntam como as mudanças que estão […]