É sempre momento de renovação
Devemos, sempre, estar atentos Í nossa carreira. Para isso, é fundamental saber observar as transformações do mundo. O que não é uma tarefa fácil, diga-se. Você consegue observar a transformação provocada por uma erupção vulcânica: é barulhenta, gera calor, luz, cinzas e, ao final, deixa […]
Para a rede não furar
Em apenas três anos, o mercado de trabalho brasileiro de TI se ressentirá da ausência de aproximadamente um Maracanã e meio de profissionais especializados em redes e conectividades (117,2 mil). Na América Latina, a lacuna de especialistas no tema é equivalente a três estádios do […]
A conquista digital
Lara, do Grupo Conectt: oferecer ferramentas com as quais o funcionário já tem familiaridadeFora do trabalho, as pessoas têm ao seu dispor inúmeras ferramentas digitais que podem ser usadas para interagir, criar, buscar e gerar informação. Até recentemente, todos esses instrumentos eram acessados somente do […]
A falta da arte nas artes de um CEO
“O CEO é um diretor de cinema.” Esta frase, dita pelo principal executivo de uma das maiores empresas farmacêuticas da América Latina, talvez seja a metáfora mais apropriada para definir esses homens e mulheres que ocupam grandes cargos nas organizações ao redor do mundo. Por […]
Os iguais e os diferentes
“A verdadeira igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, Í medida em que se desigualem.” Há uma certa controvérsia na atribuição ao autor dessa frase: Aristóteles ou Rui Barbosa. Mas não vou investir tempo nessa discussão, quero, aqui, refletir sobre o […]
O que eles aprenderam
Não é fácil carregar a tarefa de estimular os colaboradores, treiná-los e levantar a bandeira dos valores das companhias em um mundo em constante alteração. O papel do RH é cada vez mais solicitado. Ele é o agente responsável por conduzir as mudanças, as estratégias […]
Velhos mitos para gente jovem
Andrea, da Whirlpool: dar ao jovem oportunidade de desenvolvimento´´Porque a demanda por seu trabalho excede muito a oferta, jovens talentos estão em posição de ditar condições para seus futuros empregadores. Eles [jovens profissionais] exigem ser alocados em tarefas relevantes desde o primeiro dia de trabalho […]
Um novo par
Ana Laura, da Braskem: saber quais são as demandas dos integrantes e entender as necessidades da empresaUma missão árdua foi imposta Í área de comunicação da Braskem: gerar empatia de seus colaboradores Í matéria-prima de seus produtos – o plástico. O objetivo da campanha era […]
Pais cobertos
Em época de crise econômica mundial, a ordem que rege o universo empresarial é clara: cortar custos. Em um período como o que o mundo atravessa, projetos de gestão de pessoas que visam estender os benefícios oferecidos aos funcionários para os seus familiares podem parecer […]
Sociedade relacional
Nassar, da Aberje: a comunicação deve estar presente em todas as áreas e deve ser produzida por especialistasVivemos, hoje, em uma sociedade em que tudo é comunicação. No entanto, para que ela, a comunicação, seja eficaz, eficiente, efetiva, é preciso haver uma mediação qualificada. Quem […]