A revolução jovem dentro das empresas
De tempos em tempos, as empresas veem a sua estrutura interna ser modificada radicalmente. Foi assim na indústria com a linha de produção desenvolvida por Ford ou com a divulgação do modelo de produção japonês toytista. Na era da internet, uma nova revolução está acontecendo […]
Definição crítica
No ambiente organizacional, “competência” frequentemente representa uma característica positiva. Facilmente se reconhece a qualidade de uma pessoa quando se ouve que ela é competente naquilo que faz. Mais animados ficam os indivíduos quando ouvem que são “supercompetentes”, pois significa que realizam melhor do que outros. […]
A conexão que precisamos
Talento, liderança e resultados: como conectar essas partes para que realmente façam sentido? Alinhar os dois primeiros com resultados é algo difícil. Como, então, demonstrar que uma empresa é saudável do ponto de vista de suas práticas de gestão? Não me refiro à medição de […]
Caminhar seguro
Desde que entrou na Perfetti van Melle do Brasil, fabricante de balas e gomas de mascar, detentora das marcas Mentos e Fruittella, há sete anos, Joana Camargo Ferreira já passou por algumas mudanças. Do estágio à gerência de produto Mentos Gomas, com direito a um […]
Fazer a diferença
Já vivemos dias melhores, é bem verdade. Mas também, já vivemos outros muito piores. Então, por que se deixar dominar pelo desânimo? Impregnados de receios e de desesperança, muitos acabam por atrair para si um mal maior do que na realidade enfrentaria. A crise veio […]
Variável humana
Em meados do século 17, o matemático francês Pierre Fermat anunciou ter descoberto a resposta para uma proposição intrigante: provar que o teorema xn + yn = zn não tinha solução inteira não nula para x, y e z quando n fosse maior que […]
Quantia certa
Atualmente, a economia global está bastante instável, para dizer o mínimo. Com a turbulência dos mercados e os economistas lutando para acompanhar os índices flutuantes, persiste um ambiente deflacionário em algumas partes do mundo. Mas análises recentes realizadas por empresas de inteligência de mercado identificam […]
Reinventar-se para o futuro
Lopes, da Essencis: cultura de inovação ajudou a empresa a não sentir tão fortemente os impactos da crise. (Fotos: Gustavo Morita) Inovar para sair da crise ou esperar que ela passe para tomar qualquer decisão estratégica? Apesar de a segunda opção ser a mais adotada pela […]
Pegar quem vale a pena
Pressão. Assim pode ser traduzido o atual momento nas áreas de RH. De acordo com pesquisa da Mercer, o departamento responsável pela gestão de pessoas está na mira para cortar custos. O levantamento, realizado em maio e que contou com mais de 2,1 mil empresas […]
Reconhecimento garantido
Pesquisa realizada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) e o Ibope Inteligência ouviu, no primeiro trimestre deste ano, executivos das áreas de promoção, marketing, RH e trademarketing e os resultados mostram que, mesmo em tempos de crise, as empresas não pretendem reduzir seus gastos com […]