Contratar um novo funcionário para a empresa não é uma tarefa simples. Cada função exige competências diferentes que o profissional de RH deve saber identificar nos candidatos. Lou Adler, CEO do The Adler Group, elaborou para o site Inc seis dicas para auxiliar o gestor neste processo. A The Adler Group é uma consultoria que ajuda empresas a implementarem contratação por desempenho. Veja a seguir:
1 – Decida o trabalho a ser feito antes de definir a pessoa a ser contratada. Segundo o consultor, o gestor deve saber exatamente o que a pessoa precisará realizar na empresa para começar um processo de contratação. Só assim é possível encontrar um profissional capaz de realizar as tarefas e estar motivado a isso.
2 – Melhor do que avaliar as características pessoais daquela pessoa, olhe para seus resultados e feitos profissionais anteriores. Além disto, o consultor recomenda comparar suas realizações do passado com o que o gestor precisa que seja feito pelo contratado, bem como o ambiente em que as tarefas foram realizadas.
3 – Espere 30 minutos antes de tomar uma decisão. Na primeira meia hora da entrevista, o avaliador está mais suscetível a erros. Adler desafia o consultor a usar este tempo para tentar desconstruir a avaliação instantânea que fez do candidato.
4 – Não negocie o salário antes que o candidato entenda o trabalho. O consultor recomenda que o gestor fale sobre o trabalho como uma oportunidade de melhora na carreira antes de negociar a remuneração. Segundo ele, isso aumenta as chances de conhecer as características da pessoa e contratá-la pelas razões certas.
5 – Elimine votações coletivas de “sim” ou “não” para contratar alguém. Quando você leva em conta a “sabedoria da maioria” promovendo estas votações, é provável que não resulte em uma avaliação precisa do profissional ideal para a vaga. Segundo o consultor, é melhor usar algum sistema de pontuação que leve em conta cada característica do candidato.
6 – Pense fora da caixa. Comece isso por reconhecer que você está em uma. Assim, você pode se tornar 100% melhor em qualquer coisa, segundo Adler.