BlogaRH

Solidão no trabalho: uma ameaça perigosa e silenciosa

Quando o colaborador não está necessariamente sozinho, mas os relacionamentos são de má qualidade, produtividade e qualidade de vida caem

de Virgínia Planet em 25 de maio de 2023
Freepik.com

O local de trabalho poderia ou deveria ser um ambiente de apoio para a criação de relacionamentos significativos, já que passamos a maior parte do nosso dia trabalhando. Mas mesmo nas melhores equipes, qualquer pessoa pode experimentar sentimentos de solidão de tempos em tempos.

A questão é que, um comportamento que poderia ser considerado uma exceção, cada vez mais se torna uma regra, mesmo antes da pandemia. Um estudo realizado em 2020 pelo Making Caring Common Project em Harvard apurou que 36% de todos os americanos – incluindo 61% dos jovens adultos e 51% das mães com filhos pequenos – se sentiam solitários.  

A solidão é definida como um déficit percebido nas relações sociais. Um equívoco comum sobre a solidão é que ela ocorre devido a um número insuficiente de relacionamentos pessoais quando, na verdade, ela está mais relacionada à escassez de relacionamentos de alta qualidade. 

É importante destacar que estar sozinho não necessariamente significa estar solitário, pois algumas pessoas apreciam e buscam momentos de solidão como uma oportunidade para introspecção, recarga emocional e desenvolvimento pessoal. A solidão se torna problemática quando se torna uma experiência angustiante e persistente, afetando negativamente a qualidade de vida e o bem-estar geral de uma pessoa. 

A pandemia caminhou para o seu final e as relações sociais só pioraram. Ryan Jenkins, que escreveu um livro sobre a solidão no trabalho, chegou à triste conclusão que associar a força de trabalho à solidão é um grande eufemismo.

Pesquisas conduzidas pelo especialista apuraram que incríveis 94% dos trabalhadores globais acreditam que seus colegas de trabalho experimentam solidão pelo menos uma vez por mês, com 79% dizendo semanalmente e 26% diariamente. Além disso, 77% dos líderes afirmaram que os indivíduos de sua equipe experimentam solidão pelo menos mensalmente, com 60% dizendo semanalmente.

Para muitas empresas, o bem-estar dos colaboradores esteve em primeiro lugar durante a crise sanitária dos últimos tempos. Mas será que elas se atentaram também à solidão no ambiente de trabalho?

A solidão corporativa não é muito difícil de ser detectada, porque a sensação de pertencimento ao trabalho tem um efeito direto em sua produção. As pessoas ouvidas por Ryan Jenkins disseram que sua produtividade geral diminuiu 50% quando foram afetados por esse sentimento. 

O isolamento e a má cognição estão ligados, o que significa que, quando alguém se sente sozinho, é realmente mais difícil processar informações e tomar decisões. Além da produtividade no trabalho, sentir-se isolado, invisível e sem apoio pode ter um impacto direto e sério na saúde em geral. 

Um estudo da Organização Mundial de Saúde constatou que o impacto da solidão na mortalidade é igual a fumar 15 cigarros por dia, levando o órgão a listar as “redes de apoio social” como um fator-chave da saúde geral.

Uma pesquisa da Total Jobs descobriu que 63% dos funcionários solitários sentem que sua empresa não faz nada para combater a solidão no local de trabalho. Verificou-se também que a solidão faz com que os funcionários fiquem em média 5 dias doentes por ano. A necessidade de locais de trabalho saudáveis é enorme! Mas como ajudá-los?  

Traga humanização para o trabalho 

Forneça mais conexões sociais e oportunidades de reconhecimento incorporadas aos sistemas da empresa. Faça perguntas para quebrar o gelo no início de uma reunião de equipe ou um evento online, por exemplo: “Qual foi a melhor coisa que te aconteceu neste final de semana?”

Abra espaço para falar sobre sentimentos 

Normalize as conversas de saúde mental no trabalho. A solidão pode trazer outros sentimentos como constrangimento, infelicidade ou até mesmo raiva. Normalizar esses sentimentos no local de trabalho pode ser uma maneira de mostrar aos funcionários que eles estão protegidos. Um exemplo é iniciar a reunião falando rapidamente como estão se sentindo (“em uma palavra, como estão se sentindo neste momento? Ajuda como um termômetro para o líder conduzir a reunião de maneira mais direcionada).

Forneça suporte e acolhimento

Forneça à sua equipe benefícios de bem-estar mental que os ajudem a acessar ferramentas de atenção plena e desenvolver habilidades de enfrentamento. Meditações, rodas de conversa e reflexões sobre solidão, esgotamento e estabilidade podem ajudar a suavizar as arestas da solidão.

Todos nós temos o poder de despertar o senso de conexão pelo qual a humanidade anseia. A criação de um local de trabalho mais conectável está ao seu alcance!

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Virgínia Planet

Sócia-fundadora da House of Feelings – primeira escola de sentimentos do mundo - www.houseoffeelings.com