Existem vários fatos que influenciam o crescimento de uma empresa, dentre eles o network. Atualmente, além de buscar possíveis clientes, ter parceiros que atuem em áreas próximas ou complementares é um passo importante e que faz diferença.
Segundo Diogo Sales, diretor de negócios da Gowork, rede de coworking, quem aprende a utilizar o espaço para possibilitar uma troca com os parceiros cresce mais rápido, principalmente em função da realização de indicações seguras. A seguir, confira algumas dicas do especialista em empreendedorismo para aprimorar o relacionamento e gerar mais negócios.
1 – Aparecer adequadamente: quem não é visto, não é lembrado, afirma Sales. Mesmo que seja uma pessoa introspectiva, ela deve buscar locais onde haja bastante pessoas que possam gerar negócios e lutar contra a timidez e divulgar suas ideias;
2 – Não cria inimigos: evite a postura negativista, de criticar qualquer serviço que não seja o próprio. Isso não pega bem, pode causar indisposição e inimizades;
3 – Agregar: um profissional deve ser agregador, tanto de conteúdo, quanto de pessoas. Assim, Sales indica a busca constante de atualização sobre temas pertinentes e a criação de uma corrente de profissionais de áreas análogas para indicação;
4 – Respeitar cada quadrado: outro ponto para evitar é oferecer serviços para áreas que não são a sua especialidade. Cada um tem um ramo de atuação, que deve ser respeitado;
5 – Ser precavido: nunca se sabe quando surgirá uma possibilidade de negócios, por isso é importante ter sempre por perto cartões de visita e/ou apresentações de sua empresa;
6 – Não exagerar: existe uma linha muito tênue entre ser uma pessoa de network e ser o chato. Sales aconselha a prestar sempre atenção e ver se não está sendo muito invasivo.