Por Felipe Calbucci, Country Manager do Indeed no Brasil
Sabemos que encontrar um novo funcionário normalmente é uma tarefa que leva tempo, mas esse processo pode ser muito mais rápido se você definir desde o início as expectativas adequadas sobre suas vagas. Deixar claro o que implica o trabalho e quem exatamente você está procurando em termos de experiência, tornará as coisas mais fáceis para todos.
Dê uma olhada na sua lista atual de candidatos. Se a maioria deles não for adequada à sua vaga, você tem trabalho a fazer. Encontrar candidatos condizentes às suas expectativas depende da melhoria nas descrições das vagas divulgadas. Confira algumas dicas para construir uma descrição de vaga assertiva.
Comece apresentando a empresa e a vaga disponível aos candidatos
Pense na introdução da sua descrição como sendo um slogan. O que você pode dizer sobre a empresa e sobre a vaga divulgada que fará com que os candidatos fiquem interessados? Tenha cuidado para não exagerar. A introdução é o lugar ideal para incluir todas as habilidades necessárias nessa função e para reforçar a cultura da sua empresa. Por exemplo:
“O Salão Estilo é um cabelereiro e bar de serviço completo localizado no coração de São Paulo. Estamos no mercado há mais de 15 anos e temos uma equipe divertida e que trabalha duro, dedicada a fazer com que nossos clientes tenham uma experiência incrível. Precisamos de um cabelereiro que seja apaixonado, alto astral e com personalidade forte para compor a nossa equipe!”
Diga em voz alta as responsabilidades relacionadas ao trabalho
Quando estiver escrevendo, explique as responsabilidades do dia a dia para si mesmo, como se estivesse contando a seu amigo sobre elas (e realmente precisasse explicar detalhadamente), e faça uma lista com essas responsabilidades.
Muitos recrutadores sentem que só precisam incluir informações que falam com o candidato qualificado, que já tem uma compreensão do cargo. Isso resulta em uma descrição básica, porque assume-se que o candidato qualificado saberá o que está sendo especificado com base no título. Mas essa perspectiva pode ter o efeito oposto, pois deixa os candidatos não qualificados com abertura para interpretar a vaga do seu jeito.
Os detalhes são importantes ao escrever as funções relacionadas à vaga. Mostrar a um candidato como será sua nova vida nessa função é uma das melhores coisas que você pode fazer. Se alguém não qualificado perceber que precisará “modificar o software existente para corrigir erros, adaptá-lo a novos hardwares ou atualizar interfaces e melhorar o desempenho”, eles evitarão se inscrever devido à falta de compreensão do que isso significa. Mas engenheiros de software experientes irão se inscrever com confiança!
Liste os requisitos do trabalho, mas não exagere!
Você notou como a palavra “lista” foi mencionada acima? Isso porque procurar um emprego já é um trabalho em si, já imaginou se todos os currículos que você recebesse estivessem em forma de parágrafo?
Todos nós já passamos por esse processo de busca de emprego, e ele pode ir de animador para deprimente rapidamente se houver sobrecarga de informações. Ajude os candidatos a ajudá-lo, construindo uma lista com marcadores para que eles possam verificar mentalmente, visualmente e de forma eficaz se a vaga funcionará para ambas as partes.
Listas longas podem fazer com que um candidato veja apenas os pontos relevantes para sua experiência e ignore os que são mais importantes para realizar o trabalho com sucesso. Dados do Indeed mostram que ofertas de empregos com entre 700 e 2 mil caracteres têm 30% mais candidatos do que outras.
Nessa parte, o melhor é primeiro definir os requisitos mínimos. Isto significa que, sem estes, o candidato não será considerado. Pergunte a si mesmo se tais requisitos são de fato decisivos. Listar os “requisitos obrigatórios” irá desviar os candidatos que não se encaixam. Mas não exagere, listar muitos requisitos deixará o candidato pensando que é impossível ser qualificado para o cargo.
Destaque os benefícios da vaga
Agora que você vendeu o cargo para o público qualificado, é hora de se destacar da concorrência. Poucas pessoas vão dedicar tempo a uma empresa que não deseja retribuir, então, se são ótimos candidatos, por que não mostrar a eles o valor que terão se escolherem sua empresa?
Ao divulgar alguns dos benefícios que serão ofertados, você descobrirá que o candidato certo quer fazer parte da sua empresa tanto quanto você deseja que ele faça parte dela. Se não mostrar aos candidatos que você cuida de seus funcionários, eles encontrarão uma empresa que faça isso. Os benefícios são competitivos atualmente, então mostre o que você tem. Você oferece vale transporte? Vale refeição? Pets são permitidos no escritório? Estas são algumas coisas que as pessoas podem querer em um novo trabalho.
Você não pode oferecer certos benefícios ou vantagens? Não há problema nisso. Nem todo mundo está procurando pelas mesmas coisas: o principal é ser transparente sobre o que você pode oferecer.
Conclusão
Da próxima vez que escrever uma descrição de vaga, compartilhe-a com outras pessoas de sua equipe, com diferentes cargos e qualificações. Pergunte se eles se candidatariam e por quê. Tente identificar tendências nos tipos de candidatos que está recebendo. Isso pode ajudá-lo a entender o que precisa mudar. O processo de contratação deve ser empolgante. Afinal, você está recebendo um novo funcionário com uma nova perspectiva e potencial para ajudar sua empresa da maneira que for necessária. Você pode não acertar na primeira vez, mas saber o que procurar pode ajudá-lo a determinar o que funciona até você começar a ver um fluxo constante de candidatos qualificados.