Perder um candidato em potencial na hora da contratação não só gera frustração, mas também retrabalho e investimento de tempo e recursos no recrutamento de um novo perfil para a vaga. Mas, essa ainda tem sido a realidade de algumas empresas: uma em cada três já perdeu candidatos por excesso de burocracia e demora na admissão.
“As pessoas estão conectadas, sabem o que pode ser feito para melhorar a qualidade de trabalho e de suas vidas. Os líderes e gestores do Brasil precisam seguir essa nova realidade”, avalia Filipe Bertocco, consultor da unico, ID Tech brasileira de soluções de proteção de identidade digital. Em parceria com o Grupo Cia de Talentos e Instituto Locomotiva, a unico realizou a 2ª edição da pesquisa “Transformações na Gestão de Pessoas”.
Digitalização na prática
Foram ouvidos 182 profissionais de RH e gestores de empresas ao longo do mês de maio de 2021. Dentre os resultados observados, o aumento no uso de tecnologias em processos internos do RH chama atenção: em um ano, seis em cada 10 companhias brasileiras passaram a utilizar a digitalização na contratação de funcionários.
Motivados pelo novo sistema de trabalho pós-pandemia, primordialmente remoto, as áreas de Recursos Humanos precisaram realizar movimentos para a modernização dos processos. Assinatura eletrônica, plataformas de cadastro online e sistemas unificados são as tecnologias que os entrevistados sinalizam como as que vieram para ficar. Mas, o grande destaque fica para a contratação online: 97% das empresas que contrataram online pretendem manter o processo de admissão nesse formato no pós-pandemia.
Ganho para os dois lados
Neste ano, o número de empresas que passaram a contratar sem que o candidato precisasse comparecer presencialmente subiu para 1/3. Além disso, 53% das companhias apontam queda no tempo de admissão – estão concluindo os processos em até uma semana após a aprovação.
Além de corroborar para mais fluidez e redução de custos, o uso de tecnologias tem impacto direto no employer branding da companhia: 81% dos entrevistados acreditam que viabilizar o envio de documentos e a contratação pelo celular torna a empresa mais atraente ao colaborador. Para Bertocco, da unico, o caminho para os gestores é via única: “Ouvir os funcionários e decidir o que é melhor e mais rentável para todos, como um time”, sinaliza.
Confira alguns highlights da 2ª edição da Transformações na Gestão de Pessoas
- 74% das empresas entrevistadas fizeram ao menos um movimento para modernização do RH
- 97% das que contrataram online pretendem manter a digitalização dos processos após a pandemia
- 88% já adotaram alguma modalidade de home office como formato de trabalho
- 45% dos entrevistados aguardam a vacinação de todos os colaboradores para tomarem alguma decisão sobre o home office
- 96% acreditam que essas tecnologias digitais reduzem custos da área
- 100% dos entrevistados acreditam no uso de tecnologias e que soluções digitais contribuem para agilizar os processos internos do RH