Equilibrar o cuidado com a saúde e bem-estar dos colaboradores com os gastos e manter o negócio financeiramente saudável é um desafio para os gestores e RHs, sendo um fator crucial para a competitividade das empresas.
Por isso, o aumento da taxa de sinistralidade, que basicamente consiste na relação entre os custos dos procedimentos cobertos pelo plano de saúde e as mensalidades pagas, desencadeia situações desafiadoras, como o aumento de custos com o plano de saúde e o aumento do reajuste.
Pensando em ajudar na redução da sinistralidade, a Univers, gestora de saúde corporativa do Grupo Raia Drogasil, criou um #Checklist de ações que podem auxiliar na redução da sinistralidade em 2024. Confira abaixo:
1- Implemente uma cultura de promoção da saúde integral
Estabelecer uma cultura de promoção da saúde integral nas empresas envolve a criação de ambientes propícios ao bem-estar físico e mental dos colaboradores. Iniciativas como programas educacionais, acesso a profissionais de saúde e a promoção de um estilo de vida saudável contribuem para a redução da sinistralidade, abordando os aspectos holísticos da saúde.
2- Foque na prevenção ao invés do tratamento de doenças
Direcionar esforços para a prevenção de doenças é uma estratégia eficaz na redução da sinistralidade. Isso envolve a promoção de check-ups regulares, campanhas de vacinação e monitoramento constante de indicadores de saúde. Ao identificar e abordar precocemente potenciais problemas de saúde, as empresas podem evitar custos associados a tratamentos mais complexos.
3- Realize campanhas de conscientização ao longo do ano
A realização de campanhas de conscientização proporciona um engajamento contínuo dos colaboradores com temas relevantes para a saúde. Abordar diferentes aspectos, como saúde mental, prevenção de doenças crônicas e hábitos saudáveis, promove a adoção de comportamentos preventivos, reduzindo a incidência de doenças e, consequentemente, os custos relacionados à sinistralidade.
4- Acompanhe as métricas da saúde dos seus colaboradores
O acompanhamento regular das métricas de saúde dos colaboradores permite uma gestão proativa da saúde organizacional. Ferramentas de análise de dados podem identificar padrões, riscos e áreas de intervenção. O fornecimento de feedback personalizado e a garantia da confidencialidade são fundamentais para orientar os colaboradores e manter a integridade das informações de saúde.
5- Incentive a implementação de hábitos saudáveis
Estimular a adoção de hábitos saudáveis cria um ambiente propício à prevenção de doenças. Programas de incentivo, espaços para atividade física e promoção de alimentação saudável no local de trabalho são estratégias que motivam os colaboradores a cuidarem da própria saúde. Essas práticas não apenas reduzem a sinistralidade, mas também melhoram a qualidade de vida e a satisfação no trabalho.
6- Invista na gestão de benefícios de saúde e bem-estar
Em um cenário onde a não adesão ao tratamento medicamentoso é um problema que merece atenção, afinal, a interrupção de tratamentos contínuos pode gerar sérios problemas de saúde, um Programa de Benefícios Medicamentos (PBM) entra como um aliado do RH.
No caso do PBM da Univers, ao garantir que os usuários tenham acesso sempre ao melhor preço de um determinado medicamento como, por exemplo, os de uso contínuo, também permite que o beneficiário tenha um cuidado direto e sob medida com sua saúde, além de evitar procedimentos e tratamentos mais complexos e custosos.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado de saúde corporativa, a Univers pode te ajudar a construir um ambiente corporativo mais saudável. Conheça as soluções clicando aqui!
Oferecimento: