A preocupação em qualificar e manter o bem-estar do colaborador é um dos pilares que move o Mercado Eletrônico e impacta todas as ações realizadas
internamente com os seus 200 colaboradores. A companhia investe constantemente na capacitação e as iniciativas nesse sentido vão desde o desenvolvimento de aplicativos para uso interno, que avaliam o desempenho dos colaboradores, até a otimização do ambiente, para engajar seus colaboradores e manter a equipe motivada.
Para Adriana Oliveira, diretora de RH da empresa, focar o desenvolvimento dos colaboradores sempre fez parte dos valores da empresa. As atividades representam benefícios para os profissionais, que transformam o ambiente de trabalho e, consequentemente, otimizam os resultados da organização.
“Priorizamos o valor ‘Pessoas em primeiro lugar’ e ele orienta todas as ações realizadas internamente. Entendemos que ter uma comunicação transparente com nossos colaboradores ajuda a criar novas estratégias. Além da pesquisa interna de satisfação, mensuramos periodicamente a performance dessas ações e já colhemos bons resultados”, completa.
Uma dessas ações é o ME Desenvolvo, iniciativa que investe em treinamentos, de temáticas variadas, para capacitação dos profissionais e compartilhamento de experiências. No último semestre de 2018, a empresa totalizou 31 treinamentos no programa (liderados por profissionais internos e externos) e três Meetups.
Segundo a pesquisa com os participantes, o nível de satisfação dos temas abordados foi superior à nota nove e a pesquisa de clima aumentou de 45% em 2017, para 77% em 2018.
Conteúdos para 2019
Para este ano, a expectativa da empresa é continuar com o ME Desenvolvo e seguir com investimentos em capacitação e treinamentos internos. “Escolhemos temas que foram destaques durante o ano de 2018 para o negócio da empresa. Falamos sobre Inovação na Área de Compras, Máquina de Vendas, Design Thinking, Sistema de Gestão, entre outros. Neste ano, vamos continuar acompanhando e levando o que há de mais atual para nossos colaboradores”, diz Adriana.
Está na lista
Segundo um estudo recente da consultoria Deloitte, a prioridade dada pelas empresas à educação e às competências do trabalhador se destaca. Por exemplo, a manutenção de iniciativas de treinamento e formação para os funcionários aparece na terceira posição (49%) das intenções de investimentos dos executivos, durante o ano de 2019.
*Conteúdo publicado na edição de abril/2019, da Revista Melhor RH