Gestão

Bradesco Seguros investe na saúde mental e na capacitação dos funcionários

Com projetos voltados à gestão emocional e bem-estar, a seguradora tem apoiado os profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho na pandemia

de Redação em 29 de setembro de 2020
Valdirene Soares, da Bradesco Seguros: o período de isolamento social mostrou a importância da adaptação Valdirene Soares, da Bradesco Seguros: o período de isolamento social mostrou a importância da adaptação

A pandemia trouxe, entre as muitas mudanças para as empresas, a necessidade de colocar o tema saúde mental na pauta – e de forma mais clara e intensa, como avalia Valdirene Soares, diretora de RH no Grupo Bradesco Seguros. Por lá, no entanto, o tema já fazia parte da agenda, por meio de uma série de iniciativas. “Com a chegada do novo coronavírus, algumas ações foram adaptadas e outras foram desenhadas para gerenciar as emoções neste novo modelo de trabalho”, diz.

A executiva conta que, no grupo, o pilar longevidade, associado à qualidade de vida, é uma premissa indispensável para que as pessoas possam viver mais e melhor. “Além de oferecer suporte para a prevenção dos transtornos do século, também buscamos proporcionar um ambiente agradável, acolhedor e social. Entendemos que a felicidade do funcionário tem alta relação com sua produtividade e longevidade na companhia”, comenta, destacando que um funcionário engajado na cultura da organização é mais feliz e aumenta suas chances de atingir seus objetivos de carreira – e uma empresa com profissionais felizes em suas atividades aumenta sua capacidade de atração e retenção de talentos.

Já pensando no pós-pandemia, a executiva conta que será preciso que a organização continue agindo com precaução. “Manter os cuidados com a saúde e o bem-estar é prioridade em todas as iniciativas da companhia. Nosso intuito é aperfeiçoar e dar continuidade às atividades que foquem aspectos físicos e psicológicos das equipes, com o objetivo de fazer com que os mesmos se sintam mais seguros e acolhidos pela empresa”, conta.

Dentre as ações, Valdirene destaca o Programa Você em Foco. Trata-se de um ciclo de palestras que promove a conscientização a partir de quatro vertentes: autoconhecimento; saúde; qualidade de vida; e bem-estar. Na época de pandemia, o conteúdo desses encontros estendido para os familiares dos colaboradores, amigos e parceiros de negócios. As palestras, realizadas pelas plataformas virtuais, abordam temas como: jornada emocional; gestão de tempo e humanização nas relações a distância; a importância da sensibilidade e atenção aos aspectos humanos e emocionais no momento atual.

Meditação e mindfulness no cardápio

A seguradora também disponibilizou uma série de vídeos de meditação com o monge Satyanatha, produzidos exclusivamente para os funcionários e parceiros de negócios. O conteúdo traz orientações sobre como lidar com sentimentos e emoções no isolamento social, dicas de respiração, entre outras técnicas. “Os conteúdos foram veiculados em nossos canais internos para os mais de 7.000 mil funcionários e tiveram um engajamento muito positivo”, diz a executiva.

Além disso, a companhia lançou um treinamento de mindfulness virtual para funcionários, ministrada pela consultoria Lotus Godiva. A iniciativa conta com oito semanas, sendo que cada sessão conta com duas horas de duração e tem, em média, a participação de 30 funcionários que marcam presença na sala de meditação com grupos fixos. “Durante o período de pandemia, a iniciativa foi adaptada para o ambiente virtual. E após o sucesso do treinamento na sede da Bradesco Seguros, em Alphaville (SP), decidimos estender o programa para nossas outras sedes.”

Outra iniciativa que Valdirene destaca é o Lig Viva Bem, um serviço de atendimento psicológico profissional confidencial. O programa fornece orientação e aconselhamento para os funcionários e seus dependentes. A iniciativa surgiu com a proposta de resolver problemas pessoais, familiares, legais e financeiros fora do ambiente de trabalho, para assim, diminuir o impacto de determinadas questões do dia a dia.

Programa Você Transforma

E o foco não foi apenas a saúde dos colaboradores. Prepará-los para o processo de transformação por que passam empresas e a sociedade também foi uma das preocupações. No programa Você Transforma, por exemplo, o objetivo é promover a inclusão de todos os funcionários na cultura digital. O programa teve início com o objetivo de construir um ambiente de inovação e colaboração a partir da transformação pessoal e das equipes. Como fruto desse programa, foi lançado, em março deste ano, no início do isolamento social, um ciclo de palestras sobre transformação digital para todos os funcionários, familiares, amigos e parceiros de negócios.

“O principal desafio do programa é promover a inclusão de todos os funcionários na cultura digital, estimulando novas ideias e conexões entre diferentes áreas, gerações e níveis hierárquicos da empresa. O projeto surgiu para inserir o conceito da gestão ágil dentro das áreas, proporcionando ambientes de troca e inovação. No cenário atual, temos reforçado temas que envolvam habilidades importantes para os profissionais no presente e no futuro, como adaptabilidade às mudanças, criatividade, inovação e gestão emocional”, observa Valdirene.

Nesse contexto, a seguradora também ampliou o uso dos treinamentos a distância, por meio da parceria entre UniverSeg e Unibrad, para tornar o trabalho das equipes mais ágil e intuitivo. A executiva conta que os números demonstram o alto engajamento das áreas: em junho, foram 11.522 participações, incluindo funcionários, corretores e parceiros de negócios. “Adaptamos os processos de capacitação, oferecendo conteúdos que atendessem exatamente ao momento que estamos vivendo. Além disso, implementamos diferentes formatos para transmissão como, por exemplo, videoconferências, webinars, entre outros formatos”, explica.

Para a diretora de RH, o período de isolamento social mostrou a importância da adaptação em momentos de tantas mudanças e a conexão virtual foi uma das formas encontradas para não perder o contato com as equipes, mostrando ser possível manter a qualidade das interações mesmo à distância. “Bom exemplo disso são os treinamentos, lives, videoconferências e cursos virtuais, entre outras ações que têm sido importantes para que esses profissionais estabeleçam uma nova rotina de trabalho. A todo momento estamos buscando compreender o cenário e as oportunidades – o momento tem sido pertinente para contribuirmos com mudanças significativas no mercado como um todo”, diz.

No pós-pandemia, continua a executiva, o objetivo é manter a utilização de treinamentos digitalmente, pois torna o trabalho dos funcionários e parceiros mais simples, ágil e intuitivo. “Além disso, temos uma maior capilaridade na capacitação de pessoas, conseguimos alcançar funcionários e parceiros de negócio em todo território nacional. O lado positivo é que, depois dessa experiência e dos bons resultados em relação à motivação, engajamento e produtividade, será mais fácil manter essa novas soluções na rotina corporativa. As equipes estão mais abertas a ampliarmos as estratégias de capacitação, treinamentos e soluções, por meios digitais.”

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