profissionais demitidos pela idade
Pesquisa

Chega a quase 25% o número de profissionais demitidos pela idade

Público de profissionais sêniores é o que mais tem crescido e onde se concentra a maior taxa de desemprego, em contrapartida da exclusão nas empresas

Levantamento intitulado “Etarismo”, realizado pela plataforma Vagas.com, aponta que 24% dos profissionais de RH (1 em cada 4, aproximadamente) foram demitidos por serem considerados velhos para o cargo e funções executadas. Pesquisa foi realizada em agosto deste ano, com 252 participantes e usuários das soluções Vagas For Business e Talento Sênior do portal.

“Esse é o público de profissionais que mais tem crescido e onde se concentra a maior taxa de desemprego”, destaca a CDO da Talento Sênior, Cris Sabbag. Isso muito embora o mercado esteja mais aquecido para o público 50+. “É preciso promover a interação entre diferentes gerações. Está mais do que comprovado que ambientes mais diversos impulsionam melhores resultados financeiros”, recomenda a executiva.

O estudo também investigou se as empresas nas quais os respondentes trabalhavam consideravam a triagem de candidatos por idade já na seleção. Um entre cada cinco participantes (21%) informou ser possível esse cenário, enquanto 79% foram contrários.

Em contrapartida, quando indagados sobre ter havido contratação de profissionais com mais de 50 anos nos últimos seis meses nessas empresas, a maioria (58%) disse que sim, frente a 42% dos respondentes que disseram não ter havido esse tipo de contratação. Sobre programas específicos de contratação 50+ no último ano nessas companhias, 81% responderam que não houve, contra 19% que presenciaram esse tipo de programa.

As palestras e ações sobre etarismo praticamente inexistem no ambiente corporativo, segundo a pesquisa. Isso ao passo que a maioria dos respondentes (58%) diz não ter domínio suficiente do assunto para recrutar esses profissionais.

O resultado do estudo mostra que grande maioria das empresas não estão atuando em ações que mudem o cenário de exclusão para pessoas com idades mais avançadas. “Isso levanta um ponto de alerta sobre a necessidade de aprendizado sobre o tema por parte dos contratantes Vemos que há grandes oportunidades de melhoria para inclusão no mercado de trabalho”, pontua Renan Batistela, especialista em Diversidade e Inclusão do Vagas.com.

O esforço de contratação que existe é feito na base do convencimento: segundo o levantamento, 55% dos respondentes já tiveram de persuadir a liderança sobre a importância de haver senioridade na equipe.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail