Pedagoga e especialista em educação corporativa listou cinco comportamentos que as pessoas precisam adquirir para conquistarem a tão sonhada promoção no trabalho
Durante muito tempo as contratações e promoções aconteciam de acordo com as habilidades técnicas dos profissionais. Eram promovidos aqueles que dominavam sua área de atuação, batiam metas e desempenhavam bons projetos. Mas o que o mercado começou a ver é que muitas dessas pessoas não tinham habilidade de gestão. Por isso, hoje, a capacidade comportamental, também chamada de soft skills, é muito mais valorizada que a técnica.
Leia também:
Os 6 soft skills mais valorizados pelas empresas
A pedagoga e especialista em educação corporativa, Erika Linhares, que atua com aceleração de pessoas e negócios, diz que, atualmente, ter técnica é o básico. “Antigamente as pessoas eram contratas pela técnica e demitidas pelo comportamento, mas hoje o cenário do mercado de trabalho mudou e a maior qualidade que um profissional deve ter é o bom comportamento. Agora, as pessoas são contratadas, promovidas e demitidas pelo comportamento”, explica.
A especialista listou cinco comportamentos que as pessoas precisam adquirir por meio de hábitos para conquistarem a tão sonhada promoção no trabalho.
Inovar
Charles Darwin dizia que as pessoas precisam se adaptar, mas hoje as empresas já não pensam mais em adaptação. Se adaptar deve ser intrínseco ao trabalhador, o que as corporações precisam agora é mais do que isso: precisam inovar. O profissional de agora deve se antecipar, criar o hábito da inovação e ter equilíbrio pessoal para que consiga pensar à frente, enquanto as empresas devem oferecer um ambiente propício para seus colaboradores e que incentive a inovação para alcançar resultados melhores.
Agregar
As empresas cada vez mais buscam capital intelectual e não apenas braço. O mundo está mudando o tempo todo e os profissionais precisam agregar, portar resultado. Nesse processo, debater e aceitar ideias diferentes, escutar e aprender é muito importante porque a inteligência coletiva é soberana e, como consequência, você vai entregar e agregar!
Parceria
Ninguém faz nada sozinho! Seja sempre parceiro dos seus pares porque você precisa ajudar para ser ajudado. Para conseguir dar resultados exponenciais todos precisam de ajuda de outras áreas e também do coletivo.
Protagonismo
Não seja vítima de uma situação, ninguém tem que fazer nada para você e, se alguém fizer, seja grato. Entenda a diferença entre culpa e responsabilidade: algumas vezes você pode não ter culpa de atrasar um projeto, mas se você tinha que entregar a responsabilidade é sua. A desculpa não pode ser uma muleta para justificar o erro, você é o protagonista. Assuma a glória e também as consequências.
Lealdade
Seja leal ao chefe e a empresa. Aqui a questão não é gostar dele ou não, o que é necessário é ter lealdade àquilo que você se comprometeu a fazer pela companhia. O compromisso assumido tem que ser cumprido.