As afirmações “Nasceu para ser líder”, ou mesmo “Você é um líder nato” já são passado, pois assim como competências, a liderança também pode ser desenvolvida. Algumas características compõem as qualidades comuns a boa parte deles, que são: a alta dose de criatividade, a grande capacidade de motivar pessoas e desenvolver-lhes o potencial, a concentração e pró-atividade em fazer o trabalho bem feito, e uma crença inabalável nos resultados positivos, sem receio de possíveis fracassos.
Para adotar essas competências a sua liderança, Ernesto Artur Berg, consultor de empresas e especialista em desenvolvimento organizacional, traz algumas dicas de como ampliar algumas práticas e atingir uma liderança eficaz. Confira:
Seja objetivo – Um dos aspectos marcantes da liderança é saber definir claramente os objetivos a serem atingidos e adotar uma atitude positiva que demonstre a crença de que eles serão realizados.
Saiba compreender os outros – Uma característica do líder eficaz é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, ou seja, a empatia, mesmo que ele não concorde com as ideias do outro.
Seja flexível – O líder versátil deve ter alta flexibilidade de estilo ao comandar pessoas. Para cada pessoa, adote o estilo de liderança que melhor se adapte às características dela.
Use a autoridade da forma correta – O uso da autoridade é uma prerrogativa exclusiva da chefia, pois liderança e autoridade são as duas faces de uma mesma moeda. Todo líder possui autoridade – formal ou não -, mas nem toda pessoa munida de autoridade é líder.
Tenha maturidade de comportamento – Muitos gestores têm comportamento imaturo, com frequentes mudanças de humor, mudanças de ideias e de objetivos. Tenha uma atitude madura, confiante e positiva, dando segurança aos colaboradores, quanto às suas ideias e comportamento. Todo chefe que é líder tem um comportamento estável e previsível.
Seja um exemplo para os outros – Como líder você está sempre na vitrine e – quer queira ou não – está exposto aos olhares das pessoas; por isso mesmo, suas atitudes, suas decisões, sua postura, a maneira pela qual se conduz, influenciam seus liderados mais a eles do que qualquer instrução que você possa. Por isso, dê o exemplo.
Mantenha-se atualizado – Mantenha-se a par dos eventos de seu campo de atuação. Participe de treinamentos, seminários, congressos, palestras e eventos similares que o atualizem com as novas técnicas de gerenciamento.
Exija dedicação – Empenhe-se pessoalmente e dê as melhores condições para que o seu pessoal produza com motivação e confiança. Demonstre seu interesse por eles e, ao mesmo tempo, mostre o tipo de dedicação você espera de cada um.
Desenvolva o trabalho de equipe – Estabeleça planos de desenvolvimento profissional para cada um de seus colaboradores e faça com que todos se auxiliem mutuamente. Sempre que possível, estimule projetos ambiciosos e faça com que os resultados seja fruto de um trabalho em conjunto, e não apenas individual.
Conheça bem o seu pessoal – Você só poderá ser um bom líder se conhecer o seu pessoal e saber a real capacidade de cada um, por isso, conheça as habilidades, os talentos, as aspirações profissionais e deficiências de cada colaborador.