Atualmente no mercado é comum ouvir que para motivar e influenciar colaboradores o ideal é ser um bom líder e não um bom chefe. A afirmação pode parecer confusa à primeira vista, mas ela faz sentido, já que para inspirar funcionários é preciso estimulá-los ao invés de abusar do poder de comando para ordenar tarefas e cobrar resultados.
Como identificar as diferenças entre líder e chefe? A distinção desses papéis nem sempre é fácil quando se está em um cargo de gestão. Portanto, é fundamental que uma reflexão seja feita para entender para qual lado a sua atuação como liderança está mais inclinada.
Liderar talvez seja uma das competências mais difíceis, porque nem todos possuem tal habilidade. Um bom líder é aquele que sempre está delegando novas responsabilidades e incentivando seus funcionários a serem criativos e inovadores. O contrário disso ocorre quando ele não estimula o crescimento de sua equipe.
Não saber ouvir é uma característica que revela quando um gestor não é um líder. Em contrapartida, estar aberto e ter em mente que, mesmo em uma posição de liderança, o indivíduo não detém todo conhecimento, sempre sendo possível aprender com a sua equipe, é uma das atitudes que ressaltam a habilidade de comandar.
Algumas características não podem deixar de ser citadas quando o objetivo é esclarecer quais são as qualificações e os diferenciais de um líder de verdade.
Atributos do chefe
• Grita ordens e se porta como alguém superior com quem seus colaboradores não possuem abertura;
• Ordena a execução de trabalhos;
• Já “sabe de tudo”, não escuta e não percebe o talento que a equipe tem a oferecer.
Atributos do líder
• Trabalha junto com os funcionários em busca de um objetivo em comum;
• Preocupa-se em saber se a equipe tem todas as ferramentas para executar aquela função e oferece suporte para tal;
• Está sempre aberto para novas informações e aprendizados que pode obter com todos à sua volta.
As respostas para as três perguntas abaixo estabelecem uma boa base para que um executivo entenda se a sua atuação está no caminho certo.
• Eu simplesmente falo com meus colaboradores ou os escuto e compartilho ideias com eles?
• Eu apenas delego tarefas e cobro resultados da minha equipe ou tento motivá-los para atingirmos objetivos em comum?
• Meus funcionários têm medo de mim ou se sentem valorizados, tanto no sentido profissional como no pessoal?
Como ser um líder inspirador e humano?
A liderança que inspira vem tomando conta das organizações. Esse modelo de gestão é responsável por impactar e impulsionar as equipes. Para se tornar uma, é necessário renunciar à postura de chefia e trabalhar em equipe. Mas como?
1. Apresentar empatia pela equipe de trabalho
Saber ouvir e entender cada membro da equipe tendo consciência que são diferentes pessoas com formas distintas de se comunicar. É preciso conseguir se comunicar com cada uma delas em suas formas, sendo gentil e colocando-se sempre no lugar do outro.
2. Permitir as contribuições da equipe
Ter a capacidade de inspirar os membros a serem criativos e inovadores, dando a oportunidade de todos contribuírem com suas ideias. Um líder inspirador está sempre incentivando sua equipe a sair de sua zona de conforto para que tenham a maior participação possível com ideias.
3. Exercer a descentralização do poder
No modelo antigo de gestão empresarial, o chefe era o detentor do poder que ordenava, atribuía as funções e tomava todas as decisões. A descentralização é quando essa prerrogativa, antes focada em apenas uma pessoa, passa a ser dividida com o time. O gestor deve confiar nos membros da sua equipe e dar o suporte necessário para que eles ajam com autonomia.
4. Manter uma boa comunicação com os liderados
Uma boa comunicação é a base para um ambiente de trabalho agradável e colaborativo. É necessário dedicar parte do seu tempo para conhecer sua equipe, demonstrando um interesse genuíno e compreendendo que cada pessoa possui histórias, ambições e sonhos diferentes, para ganhar a confiança de seus liderados, ajudando cada um a alinhar seus objetivos com os da empresa. Outra habilidade importante é ser um motivador. Uma equipe constantemente motivada procura se desafiar mais, obtendo melhores resultados.
5. Identificar e desenvolver outros líderes
Conhecer bem sua equipe e estar sempre motivando e incentivando os colaboradores a assumirem novas funções. Reconhecer quem possui o potencial para exercer tal função e ajudar a desenvolver tais habilidades, sendo sempre um exemplo, é uma das características da liderança inspiradora.
6. Reconhecer e recompensar a equipe
Todo líder que deseja ter um ambiente de trabalho positivo e que procura cooperatividade e engajamento por parte de seus funcionários deve reconhece-los e recompensá-los. Essa estratégia trará inúmeros benefícios para a forma com que sua equipe irá se comportar. Não somente a remuneração tem importância, mas o sentimento de ser reconhecido por seu bom desempenho fará com que sua produtividade aumente. Alguém motivado e engajado realiza seu trabalho com muito mais zelo e eficiência, o que refletirá não somente no trabalho individual, mas no desenvolvimento de toda a equipe.
7. Ser o exemplo do que se deseja ver
Desde crianças somos moldados por meio dos exemplos e no meio empresarial não é diferente. Um líder deve ser um exemplo a ser seguido. Todos os valores e a cultura da empresa devem ser defendidas por ele não somente em palavras, mas em ações, conduta, ética, empatia, comprometimento e humildade.