Se estamos em busca de uma gestão de pessoas cada vez mais humanizada, faz sentido usar tecnologia no RH? Em quais etapas da jornada do colaborador ela poderia contribuir? Com a automação é possível ter ações mais eficientes e dispor de tempo para iniciativas estratégicas, sendo mais justos em nossas decisões? Essas são algumas dúvidas comuns para líderes e profissionais de recursos humanos, que além de lidar com os desafios rotineiros da área, precisam avaliar como as inovações podem contribuir com seus negócios.
Para mim, a digitalização do RH não é só urgente. Ela também faz parte do fluxo natural de mudanças que já alcançaram a sociedade e todas as esferas da vida, e as empresas que não se adaptarem ficarão para trás.
Acredito que a adoção de tecnologia para RH e digitalização da área não existe apenas para suprir a falta de metodologias (que muitas vezes são bem definidas), mas sim para ajudar a ter mais agilidade e facilidade nas rotinas. Sobretudo naquelas que demandam muito tempo e trabalho em sua execução. É um equívoco pensar que a tecnologia vai resolver processos.
Olhando para a jornada do colaborador
A partir de uma mentalidade voltada para a tecnologia como um recurso humanizador da gestão de pessoas, considero que a digitalização do RH pode passar por diversas etapas. Um exemplo é que você pode inserir games no processo seletivo para ajudar a mapear as características comportamentais dos candidatos, depois de já ter analisado os requisitos.
Imagine que você tenha 500 currículos para analisar, usando a tecnologia, a plataforma pode fazer o filtro dos 100 que correspondem àquilo que a vaga pediu. Desses, 25 podem ter um alinhamento de valores com a organização. Quantos dias eu teria parado para mapear tudo isso manualmente?
Não restam dúvidas de que as vantagens para a digitalização do RH são diversas. Por meio do uso da tecnologia, nós conseguimos ainda proporcionar uma melhor experiência para o candidato. Dessa forma, aumenta o engajamento com sua marca empregadora, para o RH, para o gestor que solicitou a vaga e para a área de departamento pessoal (DP), que vai admitir esses colaboradores de uma forma mais fluida, automatizada e simplificada. Logo os profissionais de RH podem cuidar de outras atividades que geram mais resultados para o negócio.
Navegando por cada etapa com tecnologia
Todo colaborador cumpre uma trajetória única dentro da organização, que perpassa por vários pontos em comum com seus colegas. Desde o momento em que ele decide participar do processo seletivo até depois de seu desligamento, a gestão de pessoas o acompanha.
Nessa experiência, a área pode dispor de soluções tecnológicas para auxiliar e gerar resultados positivos para o negócio. A digitalização do RH impacta em cada fase e é um processo possível para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Não importa se ela tem 100, 200, 500, 1000 ou mais funcionários.