Estágio

Empresas ignoram a crise e abrem vagas de estágios

CIEE faz um balanço do semestre e constata que, apesar da crise provocada pela pandemia, junho teve crescimento de 100% no número de vagas

Boas notícias vindas do mercado de estágios.  Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) registrou aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem.

O mês de junho teve crescimento de 99,34% no número de novas vagas de estágio e 101,48% de aprendizes se comparado ao de abril — primeiro mês afetado totalmente por determinações de quarentena. 

Entre os setores identificados pelo CIEE que mais contrataram durante a pandemia destacam-se Serviços e Telesserviços (call center).

A Basf, empresa química líder em inovação e sustentabilidade, fez uma parceria com a Cia de Talentos e modernizou sua plataforma de estágio. O processo de seleção tem todas as etapas realizadas 100% de forma online. A empresa abriu diversas vagas nos estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Pernambuco e Mato Grosso. Todas para início imediato.

Como a Basf, a CI&T tem 200 vagas abertas entre seus escritórios de Campinas (SP) e Belo Horizonte. A BRQ Digital Solutions também passou ao largo da crise. Na contramão das demissões, a empresa está contratando estagiários na área de tecnologia. Ao todo, são 26 vagas de estágio. E a JDE tem vagas em São Paulo, em Minas e na Bahia para estudantes de diversos cursos. Por aí vai.

O retrato do primeiro semestre revela retração

Se considerado o primeiro semestre, a retração nos estados administrados pelo CIEE São Paulo foi de 35,8% na abertura de novas vagas de estágio e 34,5% no caso da aprendizagem.

Apesar da alta incidência de casos da Covid-19, o Estado de São Paulo foi o que apresentou a menor retração na criação de oportunidades em relação ao mesmo período no ano passado. Foi registrada queda de 16,1% na criação de vagas para estagiários e 23,4% de aprendizes.

O estado é seguido pela região Norte, que apresentou queda de 37% no número de vagas para estagiários e 36,6% de aprendizes. Já o Nordeste teve decréscimo de 27,9% em vagas de estágio e 49,6% de aprendizagem.

A região com a maior retração foi o Centro-Oeste, com queda de 42,6% no número de oportunidades para estágio e 48,2% para aprendizes. 

Média salarial

A remuneração do aprendiz é salário/hora, já que é CLT. De acordo com o CIEE, a média salarial varia entre R$ 490,83 e R$ 736,24 para carga de 4h e 6h diárias, respectivamente. Esse valor pode mudar de acordo com a empresa, por causa dos benefícios que são concedidos.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail