Sabemos que as transformações digitais e as mudanças no mundo impactaram diretamente o mundo corporativo, redefinindo cargos, descobrindo novos perfis de profissionais e, também, os desejos deles quando o assunto é carreira.
Neste sentido, a área de recursos humanos tem o grande desafio de engajar os colaboradores, e a ausência desse exercício de engajamento pode ser a razão de muitos problemas encontrados diariamente por qualquer empresa, como a desmotivação do colaborador.
Segundo o 8º Índice de Confiança Robert Half (ICRH), desenvolvido para monitorar o sentimento dos profissionais qualificados, que podem estar otimistas ou pessimistas com relação à situação atual do mercado de trabalho e da economia, mostra que 37% dos empregados atualmente estão desmotivados ou muito desmotivados, sendo a falta de oportunidades decrescimento, 34%, a principal razão.
A clima organizacional, um dos principais indicadores do RH da satisfação dos membros de uma organização, apareceu na pesquisa como a segunda principal razão de desmotivação dos funcionários, com 20%.
Sondagem aos recrutadores
O índice apontou também quais os principais motivos que fazem os recrutadores descartar um candidato já na primeira entrevista de emprego, que para 33% ainda é perceber que o candidato mentiu no currículo. E para 46% encontrar profissionais qualificados ainda é um dos maiores desafios no processo de recrutamento e seleção.
Leia também:
Qualificação profissional
Mentiras no currículo podem fechar portas
A pesquisa foi conduzida com 387 respondentes para cada uma das três categorias (empregados permanentes, desempregados e recrutadores), distribuídos regionalmente e proporcionalmente pelo Brasil, de acordo com os dados do mercado de trabalho coletados na PNAD. A margem de erro da pesquisa é de 5%, com intervalo de confiança de 95%. Para acessar o material completo clique aqui.