Gestão

Grupo Safira repensa o ambiente de trabalho para aprimorar employer branding

Mudanças resultaram em 90% da assertividade na contratação de novos colaboradores e o tempo de permanência na empresa aumentou 31%

de Redação em 15 de junho de 2023
Rawpixel.com, via Freepik

Pensando em oferecer um ambiente de trabalho com mais qualidade aos seus colaboradores, o Grupo Safira, um dos principais grupos de energia elétrica do país, realizou uma reavaliação do seu ambiente corporativo com objetivo de aumentar o índice de retenção de talentos na companhia e engajar seus funcionários.

“O que nos motivou a repensar nossa forma de fazer as coisas foi o índice de turnover após um tempo médio de casa muito baixo. Isso sinalizou a necessidade de buscarmos talentos que se sentissem atraídos pelos atributos da nossa marca e nossos valores, ou seja, buscar talentos que vejam valor ao que podemos proporcionar. Compreendemos que a relação entre marca empregadora e colaborador é essencial para um relacionamento duradouro. Por isso, compartilhar os valores de nossa marca com os candidatos e colaboradores é essencial para que possamos fomentar o senso de pertencimento, alterando os índices de engajamento e saída. Mais do que isso, afetando diretamente e positivamente os resultados gerais da companhia”, comenta Simone Viotto, Head de Recursos Humanos do Grupo Safira.

Simone Viotto, Head de Recursos Humanos: comunicações mais transparentes

Em meados de 2021, a companhia aplicou uma pesquisa de clima, tanto dos líderes quanto dos liderados, o que possibilitou identificar diversos pontos de melhorias. As demandas iam desde itens simples até itens mais complexos. Algumas solicitações dos colaboradores foram implementadas, como mais variedade de frutas na copa e a revisão e estruturação das Políticas de Gente e Gestão (trilha de carreira e salarial, descrição de cargos e subsídio estudantil). A implantação do modelo de trabalho híbrido foi uma grande conquista, já que anteriormente era 100% presencial. Também foi implementado o Programa para Desenvolvimento dos Líderes, com duração de 6 meses.

“O Grupo trouxe mais transparência para as comunicações estratégicas da empresa, através das apresentações dos resultados financeiros. Conseguimos desenhar os pilares da cultura que norteiam nossas ações, e um conjunto de comportamentos e atitudes esperadas (pessoa colaboradora, gente gestão e empresa), sendo elas definidas em 4 pilares: Colaborativa e Solucionadora, Autonomia para fazer o Futuro, Transparência e Respeito, Descontraída e Responsável. Com este trabalho feito previamente, já conquistamos números bem expressivos e significativos. Vale ressaltar que o sucesso dessas ações está diretamente ligada ao fato de escutarmos nossas pessoas, foram os insigths do coletivo que gerou esses resultados ”, explica Simone.

Aparando as arestas

Com o intuito de retirar todo e qualquer viés, e garantir uma avaliação totalmente isenta de quais eram os pontos fortes da marca Safira Energia/Grupo Safira, em 2022 a consultoria Radancy se uniu ao time. No diagnóstico foram levantados 3 atributos principais.

O primeiro é o Empoderamento (Aberto, Autonomia). Os colaboradores reconhecem ter liberdade para falar com qualquer pessoa, independente do cargo. Também sentem abertura para desenvolver novos projetos e que a empresa passa a confiança de que acredita em seu trabalho. Em segundo ficou o Desenvolvimento (Aprendizagem no trabalho, Reconhecimento). O Grupo Safira é reconhecido no mercado por ser uma escola. Seus funcionários identificam o acesso a cursos e palestras, além de receberem muitas qualificações que permitem atuar em um segmento altamente competitivo. O terceiro atributo é o Suporte (Colaborativo, Flexibilidade). As pessoas reconhecem ter flexibilidade, uma boa troca entre o time e a preocupação da empresa em respeitar as diferenças de cada indivíduo.

Mudanças que geram resultados

A reavaliação do ambiente de trabalho realizada pelo Grupo Safira já começou a render bons frutos. Através das ações de endomarketing e Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), a companhia passou a ouvir mais ativamente as necessidades dos colaboradores. A bagagem acumulada pelas lideranças através do Programa de Líderes, levou a companhia a alcançar resultados exponenciais que impactam diretamente no seu objetivo de Employer Branding, Recrutamento e Seleção. Em um comparativo entre 2021 e 2022, houve uma redução de 40% no turnover e aumento de 53% no quadro de funcionários. Houve uma melhoria de 35% no employee Net Promoter Score (eNPS), sinalizando uma melhora no engajamento. A nota no aplicativo Glassdoor cresceu 37% (de 2,9 para 4). O custo para contratação/divulgação de vagas reduziu em 80% e a assertividade na contratação de novos colaboradores aumentou 90%. O tempo de permanência na empresa também aumentou 31%.

Entre as mil

O Grupo Safira iniciou suas atividades na área de Energia em 2008, por meio da Safira Energia, uma das principais empresas de comercialização e consultoria em análises, estratégias e soluções para o setor energético brasileiro. Em 2019, estendeu sua atuação para o mercado de Geração Distribuída, com plantas fotovoltaicas de até 5MW, inovando e comercializando energia solar através de processos digitais para o consumidor final. Atualmente, a empresa se posiciona como um hub de negócios de energia, com uma ampla gama de produtos.

O portfólio do Grupo Safira inclui Comercialização, Gestão, Geração Distribuída, Certificação I-REC e Consultoria. Conta com mais de 3GW médios sob sua gestão, entre geradores e consumidores livres. Em 2022 alcançou faturamento de cerca de R$ 1 bilhão.

Em 2022, chegou ao 559º lugar no ranking geral das 1.000 maiores empresas do País, elaborado pelo Valor Econômico, e entre as 3 melhores empresas de energia do país, pela IstoÉ Dinheiro, sendo a única empresa de estratégia Asset Light dentre as três primeiras posições. Também se estabeleceu entre as 10 principais empresas do setor no Prêmio Época 360º, com destaque em Visão de Futuro, Sustentabilidade, Inovação e Pessoas. Em 2020 conquistou o Selo Verde do Programa de Certificação da Bioeletricidade da ÚNICA.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail