Pesquisa

Maioria dos cargos oferece ganhos acima da inflação em 2023

Cerca de 17% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro, diz Estudo de Remuneração Michael Page 2023

Estudo de Remuneração Michael Page 2023 aponta alta salarial acima da inflação em sete a cada dez cargos (72% dos postos avaliados). Doze de quinze segmentos consultados na pesquisa apresentam remuneração acima do índice.

Os setores de seguros, secretariado, tecnologia da informação, logística, recursos humanos, marketing, jurídico, saúde, financeiro, agro, engenharia e bancário figuraram entre os contemplados, num período marcado pela leve recuperação da economia e arrefecimento da pandemia.

Cerca de 17% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 11% das posições. Dos 903 cargos analisados, os que se destacaram entre os maiores aumentos foram: coordenador de PO (Project Owner) em fintechs com 55,2%; analista sistemas júnior, com 43% de alta e desenvolvedor, com 39% (Tecnologia). 15 setores (Engenharia & Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing & Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde & Life Science, Financeiro & Tributário, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Imobiliário e Construção e Secretarial & Business Support).

“Segmentos como vendas, varejo e imobiliários viveram um cenário um pouco mais difícil, mostrando que a recuperação da renda ainda tem um caminho a ser trilhado”, pondera Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil.

Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou 20 mil profissionais de todo o Brasil em 2022. O objetivo foi entender suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.

Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:

Em alta

Seguros – 100% dos cargos tiveram aumento
Jurídico – 100% dos cargos tiveram aumento
Saúde – 100% dos cargos tiveram aumento
Agro – 100% dos cargos tiveram aumento
Bancário – 94% dos cargos tiveram aumento
RH – 86% dos cargos tiveram aumento
Secretarial – 84% dos cargos tiveram aumento
Logística – 80% dos cargos tiveram aumento
Engenharia – 78% dos cargos tiveram aumento
TI – 68% dos cargos tiveram aumento
Financeiro – 58% dos cargos tiveram aumento
Marketing – 48% dos cargos tiveram aumento

Estável

Imobiliário – 51% dos cargos tiveram aumento
Varejo – 39% dos cargos tiveram aumento
Vendas – 38% dos cargos tiveram aumento

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail