Da mesma forma que para viver em sociedade precisamos estabelecer determinados padrões e regras, com uma empresa o caminho não é diferente. Ela deve se pautar em valores que sejam coerentes com as necessidades da organização, dos funcionários, fornecedores e clientes. Atualmente, são poucas as organizações que conseguem transmitir para a equipe e, até mesmo ao público externo, sua missão. Isso acontece, justamente, porque muitas não sabem determinar sua proposta de valor.
De acordo com a consultora empresarial Surama Jurdi, especialista em estudos de casos nacionais e internacionais, a cultura de serviços de uma organização é um elemento muito importante para a estruturação de valores, princípios, atitudes e comportamentos que devem ser incorporados por todos os profissionais. “As empresas que conseguem definir e transmitir sua proposta de valor, de modo que todos os públicos identifiquem imediatamente a missão da organização, podem se considerar diferenciadas no mercado corporativo”, comenta a profissional.
Abaixo, confira os passos fundamentais fornecidos por Surama para construir e transmitir a proposta de valor da sua empresa:
1º Passo
Definir a missão, visão e valores da organização: uma vez que a empresa tem essa proposta de valor estabelecida, ela consegue propagar e envolver todas as pessoas, desde os funcionários, fornecedores, até os clientes. É importante iniciar esse trabalho através dos líderes, para então impactar os demais públicos e implantar esse conceito em todas as áreas da empresa.
2º Passo
Estabelecer o padrão de serviço da empresa: através de um trabalho de educação continuada, desenvolver e implementar novos conceitos sustentáveis de cultura de serviço, de forma que todos os setores tenham a mesma excelência que a empresa almeja. Para isso, é importante que a companhia abrace a causa da educação e esteja comprometida com foco no resultado final.
3º Passo
Implantar e transmitir os novos conceitos em todas as áreas da organização: Para solidificar a missão e a proposta de valor da empresa é necessário implantar esses novos conceitos em todas as áreas da organização, desde o nível mais operacional até os cargos de gerência e diretoria.