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Um estudo recente divulgado pela Towers Watson sobre a Força de Trabalho mostrou que 30% dos profissionais pesquisados estão desengajados no emprego e apenas 28% sentem-se altamente motivados, contra 26% dizem se sentir sem suporte.
Um dos desafios do gestor é transformar essa parcela de desmotivados em profissionais altamente produtivos e, para isso Gustavo Costa, sócio-fundador da consultoria executiva Unique Group, afirma que o líder deve melhorar suas práticas para reverter a situação. O especialista relata que “normalmente quando o time todo está desmotivado, fica mais fácil para o líder identificar as principais causas e atacar as mais importantes, isso por si só já começa a virar o jogo” e completa: “Geralmente as principais causas que desmotivam uma equipe são intangíveis, como: falta de comunicação e transparência dos líderes com o time, falta de engajamento das lideranças na resolução de problemas simples, competição interna incentivada pela empresa ou pelas lideranças, falta de investimento em treinamentos, carga horária excessiva, excesso de metas exigidas, falta de perspectiva de crescimento, entre outras”.
Para a melhoria da motivação da equipe, Costa fornece as dicas:
1. Conheça bem a equipe e seus drivers;
2. Crie uma comunicação transparente com os colaboradores;
3. Implemente programas de formação, treinamentos, eventos, palestras e cursos;
4. Crie novos desafios que envolvam desenvolvimento de novas habilidades;
5. Defina metas para gerar comprometimento;
6. Conceda gratificações como reconhecimento pelas metas atingidas;
7. Conceda recompensas como day-off coletivo, viagens em time e happy hours.