Marca empregadora

Méqui para todos: o impacto da Arcos Dorados como marca empregadora no Brasil

Ao abrir espaço à juventude, a Arcos Dorados se posiciona como uma importante marca empregadora no país, impulsionada por seu sólido compromisso social

de Priscila Perez em 1 de dezembro de 2023
A força da Arcos Dorados como marca empregadora Foto: Reprodução/Arcos Dorados

Qual é a fórmula para construir um futuro promissor? Para a Arcos Dorados, principal operadora da rede McDonald’s no mundo e marca empregadora de destaque na América Latina, a receita incorpora ingredientes fundamentais como diversidade, inclusão, capacitação profissional e fomento ao primeiro emprego.

Movida pelo compromisso de impactar positivamente a sociedade e a indústria, a companhia desenvolveu sua Receita do Futuro, com soluções inovadoras para os principais desafios da atualidade. Com mais de 600 restaurantes operados diretamente pela empresa e uma equipe de 33 mil colaboradores só no Brasil, a Arcos Dorados se posiciona como uma influente marca empregadora, guiada pela sua forte responsabilidade social. Não à toa, a rede é considerada hoje umas das melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com o ranking Great Place to Work Brasil (GPTW).

marca empregadora e Arcos Dorados
Mariana Scalzo, da Arcos Dorados

Como uma das principais geradoras de emprego formal para jovens brasileiros, a empresa direciona sua estratégia para o aprimoramento contínuo da jornada do colaborador, buscando oferecer um ambiente seguro e inclusivo para todos. Como bem destaca Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados, se hoje a empresa é reconhecida por sua atuação no mercado de trabalho, muito disso se deve ao impacto positivo gerado por suas iniciativas – dentro e fora dos restaurantes. “A construção de uma marca empregadora forte e genuína começa na experiência individual de cada funcionário e termina em uma cultura coletivamente positiva”, crava a executiva da Arcos Dorados.

Arcos Dorados: marca empregadora de destaque

Desde a sua fundação, em 2007, a Arcos Dorados tem se consolidado como a primeira experiência profissional para milhares de jovens brasileiros. Mariana destaca que um dos objetivos da rede é gerar oportunidades de emprego para todas as pessoas, incluindo aquelas que estão em busca de sua primeira ocupação formal. Segundo estimativas internas, cerca de 82% dos funcionários da rede ingressaram no mercado de trabalho por meio do Méqui. Além disso, há mais jovens de 16 a 24 anos trabalhando na empresa do que em qualquer outro lugar – hoje, cerca de 62% dos colaboradores estão nessa faixa etária.  

Ao criar oportunidades para novos talentos em suas operações, a Arcos Dorados vai além da simples expansão de suas atividades: é uma estratégia que reflete seu compromisso com a sociedade. Para a diretora de Comunicação Corporativa, cada vaga de emprego gerada com a abertura de novos restaurantes representa uma nova oportunidade de impactar positivamente a vida das pessoas. “Temos a convicção de que um futuro melhor é construído com educação e trabalho. É por isso que oferecemos oportunidades de primeiro emprego e treinamento para milhares de jovens todos os anos”, pondera.

O emprego jovem é um dos pilares da Receita do Futuro, plataforma que reúne iniciativas e metas dedicadas aos cuidados com o planeta e às pessoas. É a partir dessa filosofia que a Arcos Dorados tem fortalecido sua reputação no setor, sendo reconhecida por seus colaboradores e parceiros como uma marca empregadora que faz a diferença na esfera social. Como resultado desses esforços, a empresa conquistou neste ano o título de maior geradora de empregos formais na cidade de São Paulo. O prêmio ressalta a sua contribuição marcante para o mercado de trabalho paulistano, reconhecendo a Arcos Dorados por empregar mais de dez mil pessoas e administrar com sucesso mais de 200 restaurantes na capital.

a influência da Arcos Dorados como marca empregadora
Prêmio São Paulo. Foto: Reprodução/Arcos Dorados

Apoio e desenvolvimento ao colaborador

Para além das oportunidades de emprego, a companhia também está comprometida com o futuro desses jovens. Como bem aponta Mariana Scalzo, na posição de marca empregadora, a Arcos Dorados está igualmente empenhada em capacitar seus colaboradores para enfrentarem os desafios da vida e do mundo profissional. Ao fazer parte do time, o funcionário participa de trilhas de desenvolvimento contínuo, que contribuem para suas aptidões e crescimento na companhia, ao mesmo tempo em que tem acesso a programas de apoio no âmbito pessoal. Um exemplo disso é o McAmigo, iniciativa que reúne profissionais como psicólogos, nutricionistas, advogados, fisioterapeutas, personal trainers e pedagogos.

O comprometimento da Arcos Dorados com o futuro de seus colaboradores é evidenciado pelo fato de 95% dos gerentes do McDonald’s terem iniciado suas trajetórias profissionais como atendentes, progredindo na empresa por meio de programas internos. A valorização dos jovens, por meio da oferta de capacitação contínua, sempre foi um pilar da companhia, como bem aponta Mariana. “Trabalhando conosco, temos a oportunidade de integrá-los ao mercado de trabalho e compartilhar com eles os nossos valores e compromissos, os convidando a fazer parte da construção do mundo que queremos para amanhã”, crava.

Olhar para a diversidade

Contudo, para que o amanhã seja verdadeiramente inovador e sustentável, é imprescindível que a diversidade seja um dos ingredientes mais importantes da “Receita do Futuro”. A pluralidade de perspectivas, experiências e talentos é vital para impulsionar a inovação e promover um ambiente mais inclusivo, como já destacado por Mariana. “Ter profissionais jovens e diversos em nossos times nos permite ter múltiplas perspectivas, criando uma cultura de pertencimento ainda mais forte”, reflete a diretora de Comunicação Corporativa.

Arcos Dorados como marca empregadora
Foto: Reprodução/Arcos Dorados

Ao trilhar o caminho da D&I, a Arcos Dorados não está apenas construindo uma força de trabalho diversificada, mas moldando um cenário onde a diversidade é celebrada. Na prática, essa postura inclusiva reverbera em todo o ecossistema, influenciando positivamente seus colaboradores, clientes, investidores e parceiros. “É uma oportunidade de aprendizado para todos”, complementa. Em uma empresa de abrangência nacional, como é o caso da Arcos Dorados, fundamentos como diversidade e inclusão ganham uma relevância ainda maior, uma vez que refletem a rica pluralidade de indivíduos que compõem a população brasileira.

Segundo a diretora de Comunicação Corporativa da empresa, a inclusão de pessoas com deficiência e jovens, o estímulo à presença de mulheres e pessoas negras em posições de liderança e o respeito às diferenças, sejam elas de natureza sexual ou racial, são estratégias concretas para contribuir significativamente com a mobilidade social desses grupos. “Temos compromissos com os jovens e isso requer valorizar todos eles, incluindo suas diferenças. E quando incentivamos o desenvolvimento desses profissionais, também contribuímos para a geração de uma liderança plural”, resume Mariana.

Méqui para todos

Assim como todo novo restaurante significa a geração de novas oportunidades de trabalho, a entrada de um novo colaborador na Arcos Dorados representa a chance de impactar positivamente a vida de uma família inteira. Mariana Scalzo exemplifica essa corrente do bem ao destacar a inclusão de mais de 1.800 funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência na empresa. Ela destaca que há uma atenção especial e individualizada para o público PCD ao longo de todo o processo seletivo, contando com uma equipe dedicada à captação, contratação e acompanhamento de sua jornada dentro da empresa. Como uma marca empregadora de impacto, a Arcos Dorados ainda oferece treinamento adaptado à condição de cada pessoa, sem limite no tempo de aprendizagem.

Arcos Dorados como marca empregadora
Restaurante em Niterói, no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Arcos Dorados

Além disso, dentre os mais de 33 mil colaboradores que compõem a operação brasileira da Arcos Dorados, 60% identificam-se como pretos ou pardos. Considerando somente esse grupo, observa-se que o cenário de promoções totais reflete também essa diversidade, com 61% dessas conquistas atribuídas a eles, totalizando mais de 2,3 mil pessoas. Já quando direcionamos a atenção para as mulheres negras, elas representam 38% das promoções que ocorreram no Brasil em 2022. “Resultados como esses refletem o compromisso em promover não só a equidade de gênero, como também a pauta racial no ambiente de trabalho”, ressalta.

Sua forte atuação na esfera social já proporcionou prêmios à Arcos Dorados, incluindo o Reconhecimento Global da ONU por Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência. Já nos anos de 2021 e 2022, a empresa conquistou o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, pelas iniciativas “Inclusão Além da Cota” e “Receita do Futuro: SOMOS Diversidade e Inclusão”.

Cultura de respeito

Dentro da Arcos Dorados, a temática da diversidade e inclusão é o fio condutor da área de Recursos Humanos. Segundo Mariana, do recrutamento aos benefícios oferecidos aos colaboradores, tudo leva em consideração a diversidade de perfis que fazem ou querem fazer parte da empresa.

Internamente, todas as iniciativas voltadas às individualidades dos funcionários são lideradas pelo Somos, o comitê de D&I da empresa. Temas como gênero, pessoas com deficiência, diversidade sexual, raça e gerações e bem-estar são abordados por meio de workshops, reuniões, guias, materiais de conscientização e grupos de afinidade. Já do lado de fora, a Arcos Dorados participa ativamente de movimentos empresariais relevantes, como o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e o MOVER, Movimento Pela Equidade Racial.

Na visão da executiva da Arcos Dorados, essa abordagem é essencial para construir uma cultura de respeito e segurança para todos. Nesse contexto, a comunicação interna desempenha um papel igualmente crucial ao reforçar esse propósito de maneira transparente, envolvente e atrativa. Para Mariana, tanto a cultura quanto a comunicação são resultados de uma construção coletiva que não apenas engaja os funcionários, mas também possui o poder de influenciar o mercado e a sociedade.

Conteúdo compartilhado nas bandejas dos restaurantes. Foto: Reprodução/Arcos Dorados

A receita do futuro

Como resultado desse compromisso, a empresa estabeleceu diretrizes dedicadas à promoção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, onde pessoas diversas possam se desenvolver livres de discriminação e assédio. Essa abordagem se estende aos 20 países em que a empresa opera na América Latina e Caribe, abrangendo não apenas os colaboradores, mas também clientes, fornecedores e parceiros da rede. De acordo com a executiva da Arcos Dorados, a chamada “Política de Lugar de Trabalho Seguro e Respeitoso” é amplamente compartilhada e adotada por todos os membros da equipe, refletindo no dia a dia dos colaboradores os valores fundamentais da empresa.

Embora a inclusão seja uma necessidade incontestável, seu verdadeiro impacto na sociedade só se concretiza quando há um acolhimento genuíno. Para a Arcos Dorados, é preciso ir além de simplesmente reconhecer a diversidade, potencializando o alcance de sua marca empregadora. “Não basta incluir. É necessário acolher e proporcionar desenvolvimento”, conclui Mariana Scalzo. Este, sim, é o caminho para promover transformações reais na vida das pessoas.


Arcos Dorados e marca empregadora: informações relevantes

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Como posso participar? No caso das iniciativas de sucesso mencionadas nesta matéria, elas poderiam ser inscritas na premição dentro dos Pilar “Temas”, nas categorias Diveridade, Equidade e Inclusão, Employer Branding ou ESG – Environmental, Social and Governance. Para obter mais detalhes sobre a inscrição de cases, entre em contato com Pedro Ramos (Customer Experience) pelo telefone (62) 99568-1500 ou pelo email pedro.ramos@revistacomunicacao.com.br.

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