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Relações de emprego: quais as chaves para ser um excelente lugar para trabalhar

Ter transparência, compartilhar conhecimento e tornar a equipe parte dos projetos da empresa são fatores para um bom ambiente de trabalho

de em 18 de maio de 2023
Drazen Zigic, via Freepik.com

Qualquer empresa começa com um louco sonhador que trabalha muito bem e tem uma ambição, um foco, um grande objetivo na vida (o que é conhecido como propósito). Essa pessoa geralmente começa a trabalhar sozinha, sem auxílio e entregando o melhor serviço que pode. 

Imaginemos o seguinte: um instalador de portas começa a instalá-las ele mesmo. Faz o seu marketing com postagens no Instagram, realiza a sua venda, atende aquele cliente que manda mensagem por onde vier e a qualquer hora. 

Ao instalar, faz o trabalho com o maior cuidado: usa protetor de calçados para não sujar a casa do cliente, realiza testes na porta, no final capta imagens para divulgação de um vídeo com o resultado para postar nas redes sociais e uma semana depois manda mensagem para o cliente pedindo se o material trabalhou, se precisa de algum reparo. 

Um serviço bom como esse começa a ser recomendado e essa pessoa começa a ficar cheia de clientes, horários apertados, agenda lotada! O sonho! 

Porém, essa quantidade de atendimentos tem prejudicado algumas áreas. O financeiro da empresa está uma bagunça, existem mensagens não lidas no celular há mais de uma semana, as pessoas estão começando a reclamar. Não tem jeito, é necessário contratar ajuda! 

Nesta hora os pensamentos do empreendedor são mais ou menos assim: “Por onde começar? Como conhecer alguém que seja bom no que faço? Até porque já estou com a agenda da semana que vem lotada, preciso de alguém que saiba fazer e que comece amanhã mesmo.” 

Se identificou? 

Bom, então aqui vão algumas dicas importantes: 

  1. Divulgue a sua vaga de emprego nas redes sociais da empresa, simples assim. Descreva o que a pessoa terá que fazer, quantas horas por dia terá que trabalhar e qual a faixa salarial, de tanto até tanto (considerando se a pessoa tem experiência ou não). 
  2. Na hora de entrevistar o candidato, faça perguntas que são importantes de verdade para o dia a dia da sua empresa. Seja sincero ao falar do que você faz, pois as perguntas servirão não só para entender se o candidato será eficiente na sua função, mas também se ele vai querer ficar na empresa. 
  3. Faça tudo certo desde o começo. Siga a legislação à risca, deixe sempre tudo documentado e em pratos limpos (conte com um contador para isso). 

Depois de escolher a pessoa que acredita ser a certa para a vaga e contratá-la, é preciso entender um conceito básico que muitos esquecem. 

Quanto tempo demorou para que você chegasse a ter a experiência que tem? Quanto tempo demorou até que adquirisse as habilidades que possui? Quanto teve que estudar para conhecer o que sabe hoje? 

Pois é… a pessoa que você contratou, ainda que tenha experiência, não sabe dessas coisas que você já sabe pela prática com a sua empresa. Por isso ela pode até ter conhecimento técnico, mas não tem conhecimento do seu negócio, daquilo que você oferece aos seus clientes. 

Então é preciso começar do zero, sempre. Compartilhe tudo o que sabe, o que já vivenciou, quais erros já cometeu e previna o novo contratado de cometer os mesmos erros. Passe a sua experiência adiante, o conhecimento compartilhado é o que te permitirá crescer. 

Compartilhar o conhecimento com vontade verdadeira já gera nas pessoas um sentimento de pertencimento, de querer fazer com que a empresa dê certo e de que elas são parte disso (porque de fato são). 

Agir com transparência, compartilhar o conhecimento e fazer com que a equipe seja parte dos projetos da empresa são fatores que formam um excelente ambiente de trabalho e a consequência disso é um excelente serviço entregue aos clientes. 

Repare em um detalhe, caro leitor, desde o momento de anunciar a vaga de trabalho até a relação do dia a dia dentro da empresa é fundamental ter honestidade. A transparência nas relações traz a confiança necessária para que uma equipe seja unida.

Essas são dicas que parecem simples, mas executá-las pode ser um desafio. É preciso ter bastante disciplina e paciência para comunicar os planos da empresa e seguir ensinando tudo o que é necessário para que o serviço tenha a qualidade desejada. Aqui menciono serviço, mas essa regra se aplica a qualquer área, seja comércio, indústria ou serviço.   

Vale destacar que quanto maior o crescimento da empresa, mais difícil é manter esses fatores, por isso, pode ser necessário criar líderes novos, formar pessoas para liderar outras pessoas. Isso garantirá que a cultura da empresa se mantenha, que o ambiente e a qualidade do serviço permaneçam. 

Aí já é desafio para um novo texto, encontro vocês no mês que vem para falarmos sobre lideranças! 

Artigo de autoria de Luana Menegat, CEO da Startup Razonet Contabilidade Digital

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