Silvia, da Caterpillar: estímulo ao engajamento / Crédito: Divulgação |
Ouvir e ser ouvido. É esse o mote da Caterpillar. O trabalho em equipe é um dos quatro valores corporativos da empresa. Isso significa que cada um deve, em benefício do time, exercer livre e responsavelmente sua experiência e criatividade para a melhoria contínua do ambiente de trabalho, dos métodos de produção e iniciativas de segurança. Em outras palavras, envolver-se com a gestão da empresa (sugerindo novas práticas) é algo estimulado e valorizado na Caterpillar.
A empresa dispõe de atalhos (canais e ações) para que o envolvimento sugerido aconteça na prática. Um exemplo é o Sistema de Produção Caterpillar (CPS), um importante canal de estímulo às iniciativas e contribuições dos funcionários. Por meio de cartões CPS, os funcionários fazem sugestões de melhorias, avaliadas diariamente pelo líder, responsável por propiciar um feedback ao grupo e monitorar a implantação dessas considerações. Nesse modelo de gestão, abriu-se espaço para a criatividade, empreendedorismo e participação ativa dos funcionários na melhoria contínua.
“Sempre tenho como expressar minhas ideias, seja falando com os líderes, com o RH ou por meio dos cartões”, conta César Rodrigo dos Santos, analista de qualidade da empresa. Ele lembra que já contribuiu diversas vezes com sugestões de redução de custos, segurança do trabalho e melhoria de processos. “Em todas as vezes, sempre recebi um feedback com o status de como estavam o andamento dessas ideias, até o momento da implementação de algumas”, completa.
E o clima aberto às ideias dos funcionários impacta diretamente o ambiente de trabalho da empresa, como explica Silvia Rovina Pereira, gerente de RH da Caterpillar. Segundo a executiva, isso gera inclusão, engajamento e aprimora os processos. Na pesquisa de opinião de funcionários de 2013, 92% deles afirmaram que suas ideias e sugestões são levadas em consideração. “Isso contribui para nosso engajamento, cujo índice está, há quase uma década, acima de 90%”, ressalta.
O CPS também conta com os Rapid Improvement Workshops (RIW), integrados por grupos de trabalho multifuncionais que congregam profissionais de todos os níveis hierárquicos. A meta dos grupos do RIW é propor melhorias em suas áreas que tragam resultados imediatos. E o processo é ágil; em apenas uma semana, o grupo formaliza a proposta de solução.
Espaços abertos * Encontro de Comunicação e Orientação (ECO): mobiliza toda a população da fábrica e a administração por vários dias, uma vez por ano, com o fim de discutir abertamente as questões estratégicas. No painel de perguntas e respostas do ECO, os funcionários obtêm informações e comentários sobre suas indagações aos diretores ou ao próprio presidente. |