BlogaRH

Tendências de RH: o que já é realidade para 2023

Benefícios, viagens, processos desburocratizados: o que está na mira dos gestores para melhorar a performance e o bem-estar de sua equipe

de Bruno Carone em 7 de outubro de 2022
tendências de RH

Dizer que o mundo corporativo precisa se adaptar cada vez mais rápido às mudanças nas relações entre colaboradores e empresas é algo que todo mundo já sabe. Mas a maioria ainda busca se adaptar a novos modelos de gestão e maneiras de fidelizar os funcionários, diminuindo o turnover que a cada ano bate novos recordes no mercado de trabalho. Os benefícios corporativos ganham papel fundamental nisso, uma vez que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde mental e o bem estar do que necessariamente maiores salários.

Bonificações e benefícios que geram um sentido de felicidade momentânea, como bônus em vale refeição ou alimentação, vale créditos para aquisição de produtos ou bens materiais e coisas do tipo já não tem mais espaço e relevância pois não criam o sentimento de conexão entre empregado e empregador. São esquecidos de forma rápida!

Neste sentido, as experiências que marcam e envolvem os familiares e ou amigos dos colaboradores, vem ganhando cada vez mais espaço. Mas a grande variedade de opções pode causar confusão na cabeça dos gestores de RH. Por isso, é necessário observar quais tendências vieram para ficar em 2023.

Te desafio, então, a tentar esquecer uma viagem realizada ao lado das pessoas que você ama…

Difícil, não é mesmo? Passam os meses, os anos e a gente lembra e recorda com carinho de momentos incríveis que marcaram nossas vidas. E se a sua empresa tivesse lhe ajudado a viver este momento?

As viagens como benefício corporativo vieram pra ficar! Já são milhares de colaboradores em todo o país que estão recebendo o apoio de suas empresas para viajarem mais ao lado das pessoas que mais amam. Seja em suas férias, seus finais de semana ou até mesmo em seus dias de “anywhere office”. É o benefício número 1 nas empresas dos mais variados segmentos que já apoiam seus colaboradores com aquilo que o brasileiro mais ama fazer em seus momentos de descanso e lazer: viajar!

Além do benefício, as empresas também podem dar créditos em formato de bônus para utilização em passagens aéreas e hospedagens ao redor do mundo. Assim, as empresas têm adotado a tendência de eternizar as premiações por meio de experiências para seus colaboradores ao invés de premiar com uma felicidade momentânea, como é o caso dos vales tradicionais.

De qualquer maneira, é muito importante que os gestores de RH se mantenham atualizados às novidades oferecidas pelo mercado, e analisem quais as melhores opções para cada empresa e cada perfil de colaborador. Abaixo, listo algumas das tendências para o próximo ano, que tenho percebido em contato com profissionais de companhias de diversos segmentos e tamanhos.

Veja algumas das principais
tendências de RH em 2023:

Processos automatizados

Essa estratégia tem como foco que os líderes e as empresas assumam uma posição estratégica em relação a demandas operacionais, como: gestão de ponto, folha de pagamento, admissão e demissão de colaboradores e, principalmente, planejamento de férias.

Gestão humanizada

Uma gestão humanizada tem como foco promover igualdade e respeito, além de estabelecer um ambiente confortável de trabalho no qual todos possam se sentir à vontade para serem ouvidos e valorizados.

O bem-estar em primeiro lugar

O bem-estar em primeiro lugar tem como objetivo qualidade de vida em relação à jornada de trabalho do colaborador, visando o foco em sua saúde mental.

Colaboradores com mais autonomia

Toda essa flexibilidade exige que os colaboradores tenham mais capacidade de autonomia e autogerenciamento. Alguns já possuem essas habilidades, mas outros, certamente, precisarão passar por treinamento.

Consolidação do conceito lifelong learning

O conceito lifelong learning ou formação continuada, que defende que nunca é cedo ou tarde para aprender. Com tantas opções de cursos à distância, colocar essas ações de desenvolvimento em prática fica ainda mais fácil.

Benefícios diferenciados

Algo novo que veio para ficar nas empresas e startups. Os benefícios diferenciados, que vão além dos planos de saúde e do vale-refeição. Se possível, os gestores de RH devem agregar flexibilidade a esse auxílio, como é o caso do crédito para viagens. Por meio dele, a empresa faz um aporte mensal na plataforma Férias & Co. e, no mesmo ambiente digital, o colaborador pode utilizar o valor recebido na aquisição de hospedagens e passagens para o destino que desejar, envolvendo as pessoas que ele mais ama.

Além disso, outra tendência que vem para ficar no ano de 2023 mostra que as empresas estão oferecendo para seus colaboradores a oportunidade de eternizar as premiações por meio de experiências. Assim, em vez de ter como prêmio algo físico, um presente, o colaborador pode fazer uma viagem e guardar as lembranças para sempre.

O mundo corporativo passa constantemente por mudanças, entretanto, adaptar-se a essas novidades pode trazer inúmeros benefícios para a saúde mental de gestores e funcionários, além de colaborar com o aumento de produtividade por meio de alternativas criativas e que chamem a atenção deles.

E ah, o mais importante: o orçamento é o mesmo, a forma com que você o aplica é que faz a diferença.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Bruno Carone

Cofundador da startup Férias & Co.