Felicidade Corporativa
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WellSummit destaca o papel estratégico do bem-estar nas empresas e revela dados inéditos sobre ROI

Lideranças de grandes empresas como Aché, Santander e Kyndryl debatem bem-estar, cultura e performance em evento promovido pela plataforma Wellhub

de Priscila Perez em 17 de julho de 2025
WellSummit Foto: Reprodução/Wellhub

São Paulo, 17 de julho de 2025 – Mais de 130 executivos C-Level se reuniram em São Paulo para o primeiro WellSummit, evento promovido pelo Wellhub, plataforma global de bem-estar corporativo. O encontro colocou em evidência uma pauta que vem ganhando espaço no alto escalão das companhias: o impacto do bem-estar na performance, cultura e nos resultados de negócio.

Durante o evento, Ricardo Guerra, líder do Wellhub no Brasil, apresentou dados inéditos do estudo “ROI do Bem-Estar: A Visão dos CEOs”, que ouviu 1.500 CEOs em 10 países. A pesquisa revelou uma mudança de mentalidade entre os líderes: 60% dos CEOs agora consideram que o bem-estar dos colaboradores é responsabilidade direta das empresas e 58% já veem o tema como prioridade estratégica.  “Vivemos uma crise silenciosa, com aumento nos índices de problemas de saúde física e mental. E as empresas brasileiras estão liderando essa transformação com engajamento recorde em programas de bem-estar”, destacou Guerra.

Ricardo Guerra, líder do Wellhub no Brasil

No entanto, o estudo também apontou uma desconexão preocupante entre a percepção da liderança e a realidade dos colaboradores. Enquanto 98% dos CEOs acreditam que o bem-estar melhorou no último ano, apenas 50% dos funcionários compartilham da mesma percepção. “Esse abismo de percepção é um risco real para engajamento, produtividade e retenção”, alertou.

Guerra também compartilhou os resultados de uma análise conduzida por uma operadora de saúde com 11 mil usuários da plataforma Wellhub. O estudo revelou que, entre os colaboradores com alto engajamento (mais de 12 check-ins mensais), houve uma redução de 1,8% no custo per capita de sinistro médico. Já entre os de baixo engajamento, o custo aumentou 9,2%. “Esses números mostram, na prática, que investir em bem-estar é também uma estratégia eficiente de contenção de custos”, afirmou.

Antifragilidade, felicidade e produtividade

A palestra principal ficou a cargo do Dr. Tal Ben-Shahar, autor best-seller, palestrante internacional e cofundador da Happiness Studies Academy. Com Ph.D. em Comportamento Organizacional por Harvard, ele lecionou os cursos mais populares da universidade sobre Psicologia Positiva e Liderança e, em 2022, lançou o primeiro mestrado do mundo em Estudos da Felicidade, em parceria com a Centenary University. Tal trouxe uma visão científica e prática sobre como a felicidade impacta liderança, produtividade e cultura organizacional.

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Tal Ben-Shahar é cofundador da Happiness Studies Academy. Foto: Reprodução/Wellhub

“Felicidade é um bom investimento”, resumiu. Segundo ele, mesmo pequenos aumentos nos níveis de bem-estar elevam significativamente indicadores como criatividade, engajamento, inovação e performance. Mas, para que isso aconteça, é preciso dar espaço à vulnerabilidade. “O primeiro passo para a felicidade é permitir-se estar infeliz. A negação das emoções humanas é o que alimenta a ansiedade”, disse.

Tal também falou sobre o conceito de antifragilidade — a capacidade de crescer a partir do estresse e da adversidade — e destacou a importância de criar rotinas de recuperação para lidar com os desafios do dia a dia. “O estresse não é o problema. O problema é a ausência de recuperação”, afirmou. “O que o Wellhub faz é criar ilhas de sanidade ao longo da rotina”.

O bem-estar como alicerce da liderança

Um dos pontos altos do evento foi o painel “O Papel do Bem-Estar na Formação de Líderes de Alta Performance”, que contou com líderes de grandes empresas como Kyndryl, Aché e Santander.

Andreia Vitoriano, CHRO do Aché, compartilhou como o programa de bem-estar e saúde da empresa tem ajudado a engajar os colaboradores e suas famílias. “Acredito que cuidar de pessoas é uma das formas mais potentes de transformar negócios. No Aché, nosso índice de uso do Wellhub está em 55%. Nos orgulhamos muito não só de proporcionar aos nossos times benefícios que os ajudem a cuidar da saúde, mas de vermos que eles e seus familiares estão, de fato, usufruindo desses recursos. Entendemos que levar mais vida para as pessoas começa dentro de casa”.

Daiane Cerencovich, diretora sênior da Kyndryl, reforçou a importância da liderança dar o exemplo. “Nosso slogan é ‘O Coração do Progress’ , e a liderança engajada em bem-estar é o coração dessa transformação. Hoje, 60% dos nossos colaboradores e familiares usam o Wellhub”.

Já Germanuela de Abreu, vice-presidente Executiva de Pessoas do Santander, destacou o desafio de manter o bem-estar como pauta constante. “Não é sobre implementar um programa e pronto. É sobre criar um ambiente onde as pessoas permitam-se se cuidar”.

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Líderes de grandes empresas como Kyndryl, Aché e Santander também participaram do evento .Foto: Reprodução/Wellhub

Integração entre corpo e mente: o desafio da saúde emocional no trabalho

A saúde emocional também foi tema de discussão no evento, com alertas sobre os impactos da crise global de saúde mental nas empresas. Juliano Ballarotti, general manager do Wellz, solução de saúde emocional do Wellhub, ressaltou a importância de uma abordagem integrada.

“Hoje, vivemos um cenário crítico, com recordes de casos de burnout, ansiedade e afastamentos por questões emocionais. O maior risco não é só o absenteísmo, mas a desconexão silenciosa de profissionais que continuam trabalhando, mas perderam o engajamento”, afirmou. “Cuidar da saúde mental não pode ser um esforço isolado ou emergencial. É preciso integrar corpo e mente em uma jornada contínua de bem-estar, com ferramentas acessíveis, acolhimento e uma cultura que normalize a vulnerabilidade e encoraje o colaborador a pedir ajuda”.

Ballarotti reforçou que soluções de bem-estar precisam contemplar não apenas a prevenção, mas também o cuidado contínuo e estruturado, com apoio clínico, educação, cultura e liderança engajada.

Uma agenda em construção

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Ricardo Guerra durante a primeira edição do WellSummit. Foto: Reprodução/Wellhub

César Carvalho, fundador e CEO do Wellhub, também participou do evento com uma mensagem clara: “Essa é uma agenda positiva, que ainda está só começando. Há 13 anos, larguei meu mestrado nos EUA para fundar o que era o Gympass — hoje Wellhub — com o sonho de transformar a forma como as empresas cuidam da saúde e do bem-estar das pessoas. Já impactamos milhares de empresas em todo o mundo, mas ainda cobrimos só um quarto do mercado. Temos um enorme caminho pela frente. Nosso papel é apoiar essa revolução com dados, tecnologia e, acima de tudo, com humanidade”.

O WellSummit marcou um novo capítulo na jornada do bem-estar corporativo no Brasil. E se depender dos números e das vozes que se reuniram no evento, esse capítulo promete ser duradouro e transformador.


Conheça o Wellhub

O Wellhub é uma plataforma de bem-estar corporativo que conecta colaboradores aos melhores parceiros em fitness, mindfulness, terapia, nutrição e sono — tudo incluído em uma única assinatura com custo inferior à contratação individual de cada serviço. Mais de 26 mil empresas em 13 países utilizam o Wellhub para oferecer aos seus milhões de funcionários acesso a programas de bem-estar reconhecidos por impulsionar a adesão e o engajamento. Com o Wellhub, colaboradores podem se reconectar com seu bem-estar todos os dias. O resultado? Mais produtividade, maior retenção e menores custos com saúde. Esse é o Efeito Wellhub. Torne sua empresa uma empresa de bem-estar hoje mesmo.

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