A Pesquisa Fornecedores de Confiança, uma iniciativa da Plataforma Melhor RH, e do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, verifica anualmente como está a prestação de serviços especializados para a área de recursos humanos, na opinião dos próprios clientes, certificando a excelência das prestadoras ou apontando caminhos para aperfeiçoamentos e entregas mais eficazes. Neste ano, ainda sob adversidades pandêmicas, enfrentando toda ordem de desafios para atender as novas demandas de RH geradas por esse cenário, 13 empresas receberam troféus por seu desempenho na 14ª edição da Pesquisa. Elas apresentaram seus resultados durante o 2º Fórum Melhor RH Confiança, que aconteceu em 14 e 15 de março, participando de bate-papo com o publisher da Plataforma, o jornalista Márcio Cardial.
Na opinião dessas fornecedoras, a certificação é um reconhecimento importante – dado o mercado altamente competitivo – , e um diferencial no momento em que um cliente está avaliando a contratação de um prestador de serviços ou a compra de um produto ou solução em Recursos Humanos. Para participar, a companhia fornecedora faz a inscrição na pesquisa e indica até 40 clientes válidos — atendidos por um período superior a seis meses — que serão entrevistados por uma equipe independente. Esse questionário aplicado identifica o comprometimento e lealdade do cliente e até que ponto está disposto a indicar esse fornecedor a um amigo ou colega. A metodologia utilizada para mensurar as avaliações é a NPS (Net Promoter Score), com quatro diferentes indicadores da satisfação do cliente, entre pontos de atenção e feedbacks neutros ou positivos.
As zonas de excelência apontadas, por sua vez, sinalizam tendências no fornecimento de produtos, soluções e serviços para o RH.
Recrutamento e seleção – aposta para desburocratizar processos e aprimorar a candidate experience
IA e melhoria contínua
No rol das certificadas pelo 11º ano consecutivo, a RH Brasil vem desenvolvendo plataforma própria baseada em IA, e conta com expertise de seleção por meio das redes sociais. “Com a pandemia, passamos a utilizar muito a entrevista on-line e temos ótimos resultados, poupando tempo do candidato e oferecendo agilidade para o recrutador”, conta Paulo Roberto de Góes, presidente da companhia, uma assessoria de recursos humanos com presença em quase todo o país, com soluções de e-recruitment e um banco de dados com mais de 3 milhões de currículos. Mas tudo isso sem descuidar do atendimento humano, que, segundo o executivo, deve ser um diferencial entre as inovações.
“Conquistamos parcerias a partir de valores fundamentais, como dedicação, inovação e respeito pelo cliente”, destaca Góes. Utilizar o processo de certificação como ferramenta para evoluir vem fazendo a diferença nos serviços, junto à inovação oferecida: “Todos os anos, após o resultado, fazemos uma análise interna dos pontos positivos e negativos indicados na pesquisa, sempre em busca de uma melhoria contínua com foco na satisfação do cliente”. A empresa deve inaugurar, em breve, duas novas unidades em Santa Catarina.
Metaverso e capital humano
O CEO e fundador da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, conta que a companhia segue em linha com as tendências do mercado. Certificada pela Fornecedores de Confiança, a empresas atua na administração dos contratos de estágio, que, segundo Mavichian, é uma dor das organizações. “A solução que a empresa oferece tem sido um agente integrador que facilita o processo de contratação dos estagiários em conformidade com a lei do estágio”, explica o executivo. E não sem inovar: “Quando a pandemia acabar, os processos seletivos seguirão online e para manter os candidatos engajados, será preciso evoluir para além das entrevistas no Zoom”, entende o CEO.
Com esse olhar, a companhia foi a primeira do setor na América Latina a realizar processos seletivos no Metaverso. “O metaverso ajuda a criar experiências mais interessantes para quem disputa uma vaga. Essa novidade tem sido super bem recebida pelos candidatos e empresas”, conta Mavichian, que projeta crescimento da organização em 14%, atingindo 5 mil vagas trabalhadas em 2022. A certificação obtida e o capital humano da empresa também contam para essa projeção. “A boa formação do time, somada ao engajamento, garante uma entrega excepcional – refletida pelo resultado da pesquisa”, ressalta o executivo.
Crescimento dos temporários
“A Jobcenter está sempre em expansão e constantemente pesquisando inovações que possam contribuir com nosso modelo de negócios e que tragam melhorias em nossos processos, em uma permanente busca pela excelência”, conta Alexandre Lopes, CEO da Jobcenter do Brasil, especializada no recrutamento e seleção de colaboradores temporários. Certificada Fornecedores de Confiança desde a primeira edição da pesquisa, a empresa prevê crescimento nas contratações flexíveis para 2022, seja para a substituição transitória de empregados efetivos seja para o atendimento a demandas complementares. “As empresas estão percebendo a excelente ferramenta e os ótimos benefícios dessa contratação”, entende Lopes.
Com muitos resultados positivos em seu histórico, os principais diferenciais da companhia “são o alto padrão de qualidade no atendimento, a competência da equipe e a idoneidade e ética que estão presentes no DNA da empresa, desde sua fundação”, destaca o CEO. O crescimento no faturamento da Jobcenter do Brasil chegou a 30% em 2021, em relação ao ano anterior, sendo projetado em 20% para 2022, na comparação com o ano passado. Tudo isso, explica Lopes, também contribui para o sucesso na certificação oferecida pela Plataforma Melhor RH. “São parte do compromisso assumido pela Jobcenter em ser a melhor empresa do segmento em que atua”, finaliza o executivo.
Tecnologia – agilidade para os processos do RH e tempo para o desenvolvimento de pessoas
Singularidade no mercado
A LG lugar de gente é uma das certificadas, com diversas ferramentas para desburocratizar e agilizar os serviços da área de RH em todo o ciclo de gestão do colaborador. “Oferecemos desde uma admissão digital, passando pela gestão de benefícios, onboarding, uso de inteligência artificial em recrutamento e treinamento, analytics, entre outros, a fim de agilizar os processos internos e proporcionar ganho de tempo para se dedicar às estratégias de talentos.”, conta Felipe Azevedo, presidente da companhia, que no terceiro trimestre de 2021 atingiu uma receita líquida de R$ 37 milhões (crescimento de 29,4% em relação mesmo período no ano anterior).
O carro-chefe da empresa é a Suíte Gen.te nuvem, desenvolvida para melhorar a rotina, a produtividade, o nível e a qualidade das informações das organizações, de forma a entregar uma experiência única para os colaboradores. “Oferecemos diversos serviços via portal de autoatendimento, mobile, WhatsApp e outros, sempre visando simplificar os processos com foco na melhoria da experiência da equipe”, explica Azevedo.
“Somos o único player brasileiro que disponibiliza esse tipo de solução completa de gestão de pessoas verdadeiramente nuvem e que atende a empresas de todos os portes e segmentos, com um software totalmente parametrizável e escalável”, comemora o executivo. Singularidade que auxiliou na classificação obtida na 14ª Pesquisa Fornecedores de Confiança, ao lado do esforço pelo melhor atendimento: “A satisfação do cliente é um pilar da LG lugar de gente desde sua fundação. Vivenciamos a realidade dos nossos clientes, acompanhando de perto seus desafios com um relacionamento consultivo”, destaca o presidente da companhia.
RH protagonista
“A gestão de pessoas está em um importante momento de protagonismo dentro das empresas, em pontos extremamente estratégicos, como promover a automação dos processos dentro dos RHs e para todos os colaboradores, garantindo e proporcionando um ambiente de trabalho cada vez mais engajado”, observa Paulo Oliveira, gerente de Marketing da Apdata, outra certificada Fornecedores de Confiança, companhia há 37 anos no setor com soluções baseadas em Inteligência Artificial, desenvolvidas para simples utilização.
A empresa desenvolve o GA – Global Antares, ferramenta que, segundo Oliveira, permite entregar ao mercado formas robustas de automação, descentralização e mobilidade necessárias ao momento de digitalização das companhias. Tudo para que o foco seja, de verdade, o humano: “A Apdata acredita em um RH com foco em cuidar das pessoas, por meio da humanização de seus processos. Esse movimento tende a se intensificar nos próximos anos, por meio de estratégias cada vez mais direcionadas ao funcionário, em sua experiência de trabalho, sua satisfação, sua felicidade e produtividade, o que é na verdade a base do desenvolvimento profissional”, ressalta o executivo.
Sobre a participação na Pesquisa promovida pela Plataforma Melhor RH, Oliveira dá peso à metodologia, que auxiliou a empresa a atingir o seu diferencial. “Prezamos muito pelo indicativo NPS, como forma de avaliação sobre nossos produtos, serviços e processos – e vermos sua evolução a cada ano nos mostra sempre que estamos no caminho certo.”
Preenchendo Lacunas
Gustavo Casarotto, chief product and technology officer da Metadados, entende que o mercado vem se resolvendo na substituição de processos manuais do setor. Mas “sempre haverá uma burocratização natural em função do Brasil ter uma complexidade absurda em sua legislação, o que está fora do nosso controle”, entende o executivo. A Metadados recebeu a certificação Fornecedores de Confiança nesta edição da pesquisa, reconhecida por suas soluções de excelência na automação de folhas de pagamento, controle de frequência e benefícios, entre outras. A previsão da empresa é de alcançar 2200 clientes ativos este ano.
Apesar do foco da companhia nesse tipo de automação, Casarotto enxerga uma lacuna importante em relação aos produtos voltados à gestão de pessoas em si. Serviços para essa finalidade, incluindo people analytics têm tido bastante procura na empresa, com crescimento de 85%. “Todos os processos ainda continuam muito complexos e carecem de uma revolução urgente em suas práticas, abraçando um mindset de autonomia e confiança”, ressalta. A previsão é de que a Metadados leve ao mercado uma nova solução nesse sentido, ainda em abril deste ano. “Buscamos de forma obcecada que os clientes tenham sucesso e uma grande experiência em todos os seus pontos de contato conosco”, finaliza Casarotto.
Planos de saúde – Acompanhando as transformações do setor
Desejo do colaborador
Mercês Fróes, médica e diretora Comercial e de Relacionamento Institucional da Unimed-BH, cita a pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em 2019, apontando que ter um plano de saúde é um dos principais desejos dos brasileiros, ficando atrás apenas do sonho de ter uma casa própria e da educação: “Na pandemia da Covid-19 esse desejo ficou mais evidente já que o setor de saúde suplementar vem registrando mês a mês aumento na carteira de beneficiários, comenta Fróes. “Isso também refletiu de forma positiva na carteira da Unimed-BH, que vem batendo recordes de clientes. Atualmente, mais de 1,4 milhão de pessoas confiam em nós o cuidado com a sua saúde”.
A Unimed-BH, com 50 anos de atividades, 5.300 médicos conveniados, possui hoje 80% de sua carteira de clientes corporativos e os outros 20% são clientes individuais. Entre as novidades, foi implementado a telemedicina, a consulta on-line coronavírus, a atenção primária, quando o cliente passa a ter um médico de referência para atendê-lo, acompanhando de perto todo o histórico do paciente, entre outras inovações.
Um auxílio da retomada econômica
Para Carla França, gerente de relacionamento da Unimed-RJ – cooperativa com 13 anos de existência e cinco mil médicos conveniados, a maior rede do Rio de Janeiro –, a pandemia “reforçou a importância de as pessoas terem um plano de saúde, e isso impulsionou e tende a seguir impulsionando o crescimento na busca deste benefício nas mais diversas modalidades disponíveis”. A discreta retomada econômica também acabou ajudando, segundo Carla que também aponta os dados da ANS, que mostram um crescimento de 3,18% na base de pessoas com convênio médico, representando mais de 1,5 milhão de novos usuários em 2021. “Vemos agora um crescimento do interesse no segmento de micro e pequenas empresas, que é a base da economia da cidade do Rio de Janeiro”, avalia.
“Hoje, para além da rede médica, da telemedicina e de programas de gestão de saúde para pacientes crônicos”, relaciona Cara, “temos o movimento Mude 1 Hábito, que oferece mais de duzentas aulas gratuitas por mês, em mais de 15 modalidades diferentes em todas as regiões da cidade. Devemos mudar a perspectiva do setor do foco na doença para o foco na saúde”.
Benefícios – Revolução a partir do teletrabalho
Diferencial competitivo
“As empresas que demonstram preocupação com a saúde e bem-estar dos funcionários tendem a ser mais valorizadas”, lembra Bruna De Vivo, diretora associada de Operações da Epharma, ressaltando que “a implementação de Programas de Benefícios em Medicamentos (PBM) é um caminho para se diferenciar em meio à competitividade do mercado”, além de oferecer economia ao funcionário. Bruna destaca que a epharma, com 20 anos de atuação, foi a pioneira em lançar PMB no Brasil.
Foco B2B
A Univers, gestora de programas de benefícios e medicamentos da maior rede de drogarias do País (Raia/Drogasil e 30 anos de atuação), foca no universo B2B, clientes corporativos, proporcionando como vantagem descontos nos medicamentos e serviços diferenciados. “Oferecemos listas específicas que permitem ao RH montar planos inteligentes”, comenta Luiz Felipe Bay, diretor da Univers e de Negócios PBM da RD. A empresa disponibiliza ainda programas de prevenção para os funcionários conveniados, numa plataforma digital própria, com ênfase em pacientes crônicos. Outra vantagem desse sistema, ressalta o executivo, é que a área de RH, com todos os serviços que a Univers oferece, pode negociar “os índices de sinistralidade com os planos de saúde”, gerando mais economia para a companhia.
Débito em folha
O Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e São Paulo, num total de 1.400 unidades), também disponibiliza um amplo leque de serviços voltados à atenção primária de saúde, além da política de descontos, que podem chegar até 75%. Daniel Cavallete, gerente executivo de Negócios do Grupo, destaca que “o colaborador passa a ter acesso a tratamentos de saúde sem a necessidade da realização de qualquer pagamento iminente, já que o valor da compra pode ser debitado em folha em até 45 dias, a depender da modalidade de convênio escolhido pela empresa”. Além dos medicamentos, o Convênio Farmácia do Grupo DPSP também concede preços especiais a serviços farmacêuticos como testes, vacinas, aferição de glicemia e temperatura, aplicação de injetáveis e controle de peso. O portfólio de benefícios ainda possui telemedicina, terapia online, prescrição eletrônica entre outros.
Vales reformulados
O setor de vales alimentação/refeição/transporte passou por uma reformulação com a pandemia. Com muitos funcionários atuando em home-office, esse tipo de benefício precisou ser reformulado. “Muitas empresas passaram a substituir o vale-refeição pelo vale-alimentação, uma vez que os colaboradores passam a maior parte do tempo trabalhando remotamente e tendem a consumir alimentos diretamente do supermercado”, explica Maria Ester Domingues de Oliveira, diretora de RH da RB Brasil. Já em relação aos gastos com transporte, informa, “a tendência é comprar os créditos do vale-transporte considerando a quantia exata para garantir o trajeto do colaborador apenas para os dias que ele for à empresa. Sem problemas, o serviço de Gestão Inteligente da RB, pondera Ester, “atende a esta demanda, pois por meio dele é possível gerir o custo com o transporte dos colaboradores e reduzir os gastos da empresa em até 35%”.
Educação Executiva – Capacitação de lideranças é o desafio
Gargalo no desenvolvimento
Investir em educação continuada significa garantir a manutenção das empresas no mercado a partir de profissionais preparados para os constantes desafios que se apresentam. Maurício Pedro, gerente de Atendimento Corporativo do Senac-SP, há 26 anos na instituição que possui 70 anos no mercado, amplia a perspectiva da capacitação para uma responsabilidade mais ampla: “Além de melhorar a produtividade e reduzir a rotatividade, a missão da (boa) educação corporativa extrapola fronteiras da companhia e trabalha com os stakeholders e com a sociedade em geral. Importante ressaltar que toda a organização tem a missão de educar e de transformar pelo viés social”.
Os impactos da pandemia ampliaram a necessidade de mais treinamento para as equipes, devido a mudanças oriundas desse processo. Ele especifica como desafios deste momento “as plataformas digitais de aprendizagem e de interação que ajudam na ambientação e na disseminação dos valores e da cultura organizacional; os microlearnings, já muito utilizados, ainda mais importantes nesse contexto; as ações híbridas, responsáveis pela redução nos custos e ganhos em escala no desenvolvimento dos times”.
Outro ponto importante, segundo Pedro, no sentido do porvir, refere-se à ênfase no desenvolvimento dos líderes, pois as lideranças têm papel fundamental no sucesso das ações de aprendizagem e no engajamento das equipes. “Mais do que nunca, é necessário considerar a saúde mental dos times, tornando o assunto parte da política institucional das empresas. A educação corporativa integrada às demais ações pensadas, é uma estratégia importante no auxílio e no cuidado com os profissionais”, destaca.
O Senac São Paulo desenvolve soluções educacionais customizadas, alinhadas aos objetivos estratégicos de cada organização atendida nas modalidades presencial, a distância e blended learning. “Metodologias inovadoras são utilizadas para desenvolver os profissionais, na prática, de modo a estarem preparados para os desafios do mercado de trabalho”, defende o gestor.
A instituição já capacitou mais de 1 milhão de profissionais em cerca de 8 mil organizações. Dentre os destaques, estão os projetos também para as instituições públicas como o que já realizou para mais de 350 prefeituras no Estado de São Paulo.
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