As redes sociais têm sido instrumentos de muitas empresas que absorvem as transformações que a tecnologia traz, para economia de tempo, de recursos financeiros, estratégias de visibilidade e captação de leads, comunicação com público e muitas, muitas outras vantagens.
Uma, por exemplo, é o ambiente perfeito – talvez – ideal para a relação entre profissionais e empresas, espaço que, além de comunicação entre ambos, permite o networking, publicação de artigos, pesquisa e publicação de vagas de emprego, entre outros: o LinkedIn.
Além de muitos recursos e ferramentas que a rede permite – na versão gratuita – duas delas são eficientes para a empresa e também para profissionais: a Company Page e os grupos.
São páginas corporativas que ajudam a informar pessoas sobre sua empresa, produtos e serviços. O recurso permite a geração de anúncios pagos, aproximar sua empresa do seu público-alvo, entre outros.
A descrição de um perfil é fundamental para a primeira impressão da sua Company Page. Procure fazer uma descrição objetiva e clara, levando palavras-chave selecionadas com o máximo rigor – dentro daquilo que você trabalha -, pois isto vai ajudar a ranquear melhor sua página no Google.
Quando você cria uma página, é gerado uma URL automática com alguns números. Você tem a opção de personalizá-la com o nome da sua empresa, seu negócio, sua marca. Se o nome que você deseja personalizar estiver disponível, melhor ainda. Com isso, você terá um tráfego de alta qualidade à sua página, facilitando-a ser encontrada na busca do LinkedIn.
Vale lembrar que o recurso não é para uma comunicação unilateral, isto é, para ter um bom envolvimento dos seguidores da sua página (assim como no Grupo – que vamos falar a seguir) faça – diariamente – o engajamento e, se possível, de modo orgânico. Curta, comente e responda o máximo que puder de interações em sua página. As pessoas querem se relacionar com pessoas. Não ignore seu público e não pareça um robô.
Sobre as publicações, tenha uma periodicidade de conteúdos e não quebre este compromisso. O seguidor de sua página, que acompanha o fluxo de postagens, pode sentir a ausência de conteúdo – quando acontecer. Então, se você optar inserir dois conteúdos por dia, faça os dois. Não deixe de publicar um deles e muito menos os dois.
Como profissional que segue a página, você fica por dentro de tudo que a empresa que lhe interessa publica, geralmente em primeira mão.
Este é outro recurso que pode e deve ser utilizado para quem tem uma Company Page. O grupo reúne todo o seu público, para um espaço restrito de discussões e debates, por exemplo. Com a Company Page e o Grupo você faz uma ‘ponte’ nesta comunicação. Liga seus espaços de contato com seu público-alvo.
Sobre as publicações, é preciso – também, criar e respeitar um fluxo de conteúdos publicados. Neste espaço, vale uma linguagem e uma comunicação mais leve, menos formal – mais pessoal.
Você pode aumentar a seu grupo convidando pessoas conectados à sua rede para fazer parte. Assim como é possível você distribuir o link por outros meios para que as pessoas acessem e façam a solicitação para entrar para o grupo.
Como profissional, você dentro de um grupo específico da sua área de formação ou assunto que tem interesse, pode se relacionar, consumir, trocar e compartilhar conteúdo com outras pessoas. Este espaço é perfeito para o networking.