As relações dentro de uma empresa não precisam ser baseadas apenas na competitividade. Quando há empatia entre os membros de uma equipe, ela pode alcançar metas maiores do que quando é levado em conta apenas o resultado pessoal. Incentivar esta habilidade dos colaboradores harmoniza o ambiente de trabalho e promove a construção de laços mais ricos na empresa.
O coach executivo e de liderança Ricardo Lopes elaborou três dicas para quem quer estimular a empatia de si próprio e de sua equipe, ressaltando a importância do ouvir e do autoconhecimento. Confira:
Ouça e observe
Ao ouvir e observar os diferentes perfis das pessoas com as quais trabalhamos – desde as mais tranquilas e sorridentes, até as mais sérias e tensas – conseguimos aperfeiçoar o nosso dom natural de criar afinidades.
Procure interagir com estes colegas, sem pré-julgamentos e, sempre que possível, estimule diálogos que demonstrem um real interesse em percebê-los na sua totalidade (com qualidades e limitações). Entretanto, esteja mais atento às qualidades.
Procure manter o autocontrole
Quando tudo isso exigir (e exige!) um grande esforço da sua parte, procure colocar-se no lugar do outro para compreendê-lo. Assim, neste treino de convivência positiva, você será capaz de lidar até mesmo com pessoas mais explosivas, e o que é melhor: sem perder o autocontrole.
Mais equilíbrio
Outra dica para não perder a compostura, ao se deparar com comportamentos agressivos, é impor-se (sim!), porém, com atitudes inteligentes. Utilizar um tom de voz moderado, por exemplo, já é um bom começo para desestabilizar um provocador. Seu equilíbrio emocional, agradece. Assim, exercitamos e exploramos a nossa própria capacidade de afeição e interesse pelo próximo. É assim, que nos tornamos pessoas e profissionais melhores.