Um bom líder reúne uma série de características, entre elas clareza, atenção e sensibilidade são pontos indispensáveis para exercer as funções de liderança, especialmente uma comunicação eficaz com a equipe.
Uma das formas mais comuns de desenvolver habilidades comunicativas para que ela seja mais efetiva e impacte positivamente a gestão do negócio é se inspirar em profissionais experientes e bem-sucedidos. Conselhos, dicas e bons e maus exemplos podem ser encontrados em diversas plataformas, como revistas, entrevistas e em palestras.
A partir disso e de sua experiência, a consultora e coaching empresarial, a linguista e professora Vivian Rio Stella destaca quatro dessas “boas práticas” que devem fazer parte do dia a dia de líder de sucesso.
Criar rotinas de comunicação com liderados: um bom líder precisa promover um diálogo efetivo entre as pessoas. Ele deve estar presente, ser objetivo nas reuniões, dar feedbacks frequentes, almoçar ou tomar café com a equipe, criar momentos para reconhecer as conquistas ou para realinhar expectativas.
Delegar de forma clara: mesmo um bom líder às vezes delega ações sem tomar cuidado com a forma de se expressar. Mas isso deve ser evitado ao máximo. É preciso evidenciar o objetivo da tarefa, o(s) responsável(is), o prazo, o processo/a norma/ e o passo a passo, além de alinhar expectativas com ele com o funcionário.
Aproveitar a variedade de canais de comunicação: há empresas com excesso de reuniões ou de e-mails, ou de ambos. Por isso, o líder deve conhecer bem, estar atendo às características dos canais de comunicação, saber lidar com eles e usá-los a favor da gestão e da produtividade.
Comunicar-se com objetividade: concisão e clareza são qualidades da comunicação altamente valorizadas. O líder precisa ter todas elas. É fundamental definir o foco e ser relevante aos interlocutores. Exagerar em detalhes, ser técnico demais ou genérico em excesso são falhas comuns que devem ser evitadas.