Ao se preparar para uma entrevista de emprego, você pode considerar quais perguntas o recrutador fará a você e, embora não haja como saber com certeza quais tópicos serão abordados, há várias perguntas que se repetem e são as mais temidas pelos candidatos.
O Indeed reuniu as cinco perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego e preparou dicas de como respondê-las da melhor forma possível, para te ajudar a conquistar sua vaga dos sonhos.
Leia também:
Como entrevistar melhor os candidatos
Por que você quer trabalhar aqui?
Os entrevistadores muitas vezes fazem essa pergunta como uma maneira de determinar se você pesquisou sobre a empresa e para saber por que você se considera um bom candidato.
A melhor maneira de se preparar para essa pergunta é fazer sua lição de casa e se informar sobre os produtos, serviços, missão, história e cultura desta empresa. No site do Indeed, por exemplo, essas informações aparecem em Perfil da Empresas.
Em sua resposta, mencione os aspectos da companhia que atraem você e se alinham aos seus objetivos de carreira. Explique por que você está procurando por essas características.
Veja um exemplo: “A missão da empresa em ajudar os formandos universitários a pagar suas dívidas de empréstimos estudantis me chama a atenção. Eu estive nessa situação e adoraria a oportunidade de trabalhar com uma empresa que está fazendo a diferença. Encontrar uma empresa com um ambiente de trabalho positivo e valores que se alinhem aos meus permaneceu como uma prioridade em toda a minha busca de emprego, e essa empresa está no topo da lista”.
Quais são seus objetivos para o futuro?
Muitas vezes, os recrutadores perguntam sobre suas metas futuras para determinar se você deseja ou não permanecer na empresa a longo prazo. Além disso, essa pergunta é usada para avaliar sua ambição, expectativas para sua carreira e sua capacidade de planejar com antecedência. A melhor maneira de lidar com essa questão é determinar sua trajetória de carreira atual e como esse cargo irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos finais.
Por exemplo: “Eu gostaria de continuar desenvolvendo minha especialização em marketing, bem como minhas habilidades de liderança nos próximos anos. Uma das razões pelas quais estou interessado em trabalhar para uma empresa iniciante em rápido crescimento é que vou poder colaborar com muitos departamentos diferentes. Acredito que essa experiência me servirá bem para alcançar meu objetivo final de algum dia liderar um departamento de marketing”.
Quais são as suas maiores fraquezas?
Pode parecer estranho discutir suas fraquezas em um ambiente no qual você deve se concentrar em suas conquistas. No entanto, quando respondidas corretamente, compartilhar suas fraquezas pode mostrar que você é autoconsciente e deseja melhorar continuamente seu trabalho – características extremamente atraentes para muitos empregadores. Lembre-se de começar com a fraqueza e, em seguida, discuta as medidas que você tomou para melhorar. Dessa forma, você está terminando sua resposta com uma nota positiva.
Exemplo: “Às vezes tenho dificuldade em dizer ‘não’ e acabo sobrecarregado pela minha carga de trabalho. No início da minha carreira, eu assumia tantos projetos que trabalhava noites e fins de semana. Foi estressante. Percebi que isso não era produtivo e, então comecei a usar ferramentas de gerenciamento de trabalho e a definir melhores expectativas para mim e meus colegas de equipe”.
Qual é a sua expectativa de faixa salarial?
Os entrevistadores fazem essa pergunta para garantir que suas expectativas estejam de acordo com o valor orçado para a função. Se você der uma faixa salarial extremamente inferior ou superior ao valor de mercado do cargo, dá a impressão de que você não sabe o seu valor. Pesquise a faixa de remuneração típica para o cargo e direcione-se para o valor mais alto dentre a média de valores encontrados. Certifique-se de informar ao recrutador se você é flexível com seu pagamento.
Exemplo: “Minha expectativa salarial é entre X e Y, que é o salário médio de um candidato com meu nível de experiência nesta cidade. No entanto, sou flexível”.
Por que devemos contratá-lo?
Embora essa pergunta possa parecer uma tática de intimidação, os entrevistadores geralmente fazem isso para oferecer outra oportunidade de explicar por que você é o melhor candidato. Sua resposta deve abordar as habilidades e a experiência que você oferece e por que você se encaixa na cultura da empresa.
Exemplo: “Eu tenho uma paixão pelo desenvolvimento de aplicativos que se fortaleceu ao longo da minha carreira de cinco anos. A missão da empresa se alinha com meus valores pessoais e, do meu tempo limitado no escritório, já posso dizer que esse é o tipo de cultura positiva em que eu iria prosperar. Quero trabalhar para uma empresa que tem o potencial de reformular o setor e acredito que vocês estão fazendo exatamente isso”.