Produtividade

5 táticas de equilíbrio em home office

Delimitar espaços de concentração e de descompressão, e ter muito, mas muito respeito ao tempo de trabalho são algumas delas.

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Esse sábio ditado vale para muitas situações. No caso do período da quarentena, em que tanta gente passou a trabalhar em casa, o pensamento até parece que foi feito sob medida.

Segundo a especialista em gestão e CEO da Future Minds, Lilian Cidreira, ao estabelecer o trabalho remoto, existem dois perfis diferentes de pessoas — as que simplesmente não conseguem trabalhar em casa, porque dispersam a atenção em outras coisas, como assistir televisão, estar com a família e mexer no celular; e aquelas que são super focadas em gerar resultado e, devido a isso, acabam se perdendo numa jornada de trabalho bem mais extensa do que deveria ser. O que não necessariamente significa qualidade, e ainda pode prejudicar a saúde.

Há jeitos de não cair nas armadilhas do dia a dia distante do ambiente corportivo. Tem a ver com modificar alguns padrões e criar novos hábitos. Leia as cinco dicas para encontrar o equilíbrio entre os perfis.

1 – Desenhe uma rotina dentro da sua casa: É importante estabelecer horários de início e fim das atividades. Qual o melhor horário para acordar e o que deve ser organizado para que esses horários possam ser respeitados. É comum que, de início, as pessoas queiram acordar mais tarde, mas deve-se tomar cuidado, pois nesse tempo, entre despertar e dar início ao trabalho, há uma série de atividades como arrumar suas coisas, tomar café da manhã, se arrumar e organizar o ambiente de trabalho para começar efetivamente a produzir.

2 – Organize sua lista de tarefas e crie intervalos: Colocar um despertador no celular de uma em uma hora para levantar é uma ótima solução para lembrá-lo de dar uma volta, tomar água e comer alguma coisa. Todas essas ações são necessárias para que você possa movimentar o corpo e não ficar muito sedentário dentro de casa, o que pode interferir na sua produtividade — e na sua saúde!

 3- Defina um ambiente para trabalhar: Muitas pessoas acabam se perdendo no home office, porque ficam trancadas dentro de casa mudando constantemente de ambiente. Dá início às atividades na mesa de jantar, em seguida passa para o sofá e depois para o quarto. A casa toda se torna um ambiente de situações de trabalho. Definir um local, seja um setor da mesa de jantar, alguma poltrona específica ou um quarto, onde ali vai ser o ambiente de trabalho, auxilia no foco, tanto no momento de trabalho, quanto nas pausas. Por isso, ao sair desse ambiente, não leve atividades ou objetos ligados ao trabalho como laptop ou agenda. Dessa forma, vai ser possível conseguir ter aquele local como um espaço de concentração e os outros como locais de descompressão.

4- Usufrua de ferramentas on-line: várias ferramentas on-line ajudam as pessoas a trabalhar e a fazer gestão de rotina de forma virtual, inclusive acompanhar equipes, sua rotina, gestão de tarefas, entre outros. O uso dessas ferramentas pode ser um bom aliado para manter o foco e administrar o tempo de trabalho. Trello, Asana e Slack são algumas ferramentas que estão entre as indicações da Lilian, além do Google Hangouts, que é escolha pessoal da especialista para reunião de equipe a distância.

“O Trello e o Asana são focados na gestão de tarefas, que usam como base metodologias ágeis. Quando a gente olha o cenário atual, são muito favoráveis. Para administrar uma equipe a distância, é preciso ter ferramentas de metodologia ágeis. Se for pensar em metodologias tradicionais, relatório, uma série de coisas que antigamente se exigia, dificilmente vai conseguir ter a gestão dessa pessoa à distância. O Slack faz uma junção de tarefa com estratégia. Ele é um pouco mais sofisticado e dá para usar em conjunto com os outros”, afirma.

5- Criar o hábito dos horários de rotina: O horário de almoço e de finalização do expediente, por exemplo, são horários que devem ser respeitados mesmo no home office. Você deve entender que parar para almoçar é importante. Saia assim como você sairia se estivesse em seu escritório. Ir para outro ambiente da casa ajuda a pessoa a fazer uma descompressão mental e, então, conseguir voltar a ser produtiva. Por isso, não almoce na mesma mesa em que trabalha. Mesma coisa no momento do fechamento — em que horário você normalmente para de trabalhar no seu escritório, e partir disso, tente estabelecer uma rotina de encerramento das atividades. Como não há o deslocamento, você não tem que voltar pra sua casa e é normal que acabe se perdendo nesse processo. Vai trabalhar mais do que deveria. Por isso, criar esse final é tão importante. Coloque um despertador no relógio do celular, por exemplo.

O celular, aliás, é uma ferramenta de auxílio no trabalho remoto, que pode ser um grande amigo para organização de horários e lembretes das atividades que devem ser feitas. “O celular tem uma função muito bacana nesse momento, que é apoiar você a criar essas rotinas, essas pausas, esses horários de almoço que ajudam a tornar o ambiente menos estressante. E para quem é mais disperso, esses intervalos também ajudam a criar uma disciplina dentro do processo”, explica a especialista.

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