O LinkedIn já é muito usado para buscar ofertas de emprego ou recrutar profissionais. Para que seja efetiva, é importante tornar a ferramenta mais do que uma versão online de seu currículo. A blogueira Aja Frost do site The Muse conversou com a especialista em carreira do LinkedIn Catherine Fisher e preparou sete dicas direcionadas aos profissionais.
1 – Responda a três perguntas
Na parte de resumo do seu perfil, ela sugere responder a três perguntas em uma curta frase: quem eu sou, o que tenho feito e o que posso fazer. Isso também pode ser um bom exercício de reflexão profissional.
2 – Encurte seu resumo
Nesta parte do perfil, é importante ser sucinto, para que o empregador entenda o seu trabalho em pouco tempo. Não deixe o resumo se tornar um texto longo.
3 – Torne seu currículo visual
Aproveite as ferramentas do LinkedIn e anexe vídeos, fotos e apresentações de PowerPoint às suas experiências. Isso pode facilitar na hora de prender a atenção de quem está passando pelo seu perfil.
4 – Sua experiência é longa, mas a descrição não precisa ser
Segundo o site, para cada cargo, dois ou três pontos de descrição das atividades já são suficientes.
5 – Grupos podem ser úteis
Apesar de não muito usados pelos profissionais cadastrados, os grupos do LinkedIn podem ser bons para se projetar profissionalmente, fazer networking, se informar e se atualizar. De acordo com o artigo, participar de grupos pode te dar 425% mais visualizações de perfil.
6 – Adicione um plano de fundo
Segundo o site, quanto mais visual é sua página, melhor. Adicionar uma imagem ao fundo de seu perfil pode ser uma boa maneira de atingir esta marca.
7 – Escolha suas competências estrategicamente
Opte por inserir as competências que tenham relevância na área em que você está procurando emprego, além de colocar as mais importantes em primeiro lugar.