Gestão

Saída com elegância

de Redação em 9 de março de 2015
+ Não o abandone
Excluir o colaborador de todas as reuniões e ações da organização ou tratá-lo com indiferença não é o melhor encaminhamento para a situação, de acordo com Castro. “Dessa forma, ele vai perder completamente a motivação que ainda tinha e não vai contribuir com o repasse de suas atribuições ou o treinamento de outro profissional”, explica. Apenas em casos insustentáveis, quando a demissão já ocorreu por conta de desgastes no relacionamento ou quebra de confiança, é que Castro aconselha que o período de aviso prévio não seja levado adiante. “Nessas circunstâncias, vale a pena bancar os custos da quebra imediata de contrato, pois poupa o clima organizacional”, ressalta.

Como lidar com colaboradores em aviso prévio? Esse é um dilema na vida de qualquer RH. Seja por pedido de desligamento do profissional ou por demissão, fato é que o profissional que está prestes a sair da organização pode já não mais apresentar a mesma relação (leia-se dedicação) que tinha com o trabalho que realiza.

Para Cleber Andriotti Castro, especialista em gestão estratégica de pessoas, o maior desafio nesses casos é manter a motivação do funcionário e não comprometer o clima organizacional. “Quando o RH e as lideranças envolvidas não tratam esse colaborador de forma ética e respeitosa e não sabem administrar uma relação saudável com ele no período de aviso prévio, a imagem da empresa pode ser manchada por boatos e a relação com os demais colaboradores ficará desgastada”, alerta Castro.

Para evitar o agravamento do caso, a orientação do especialista é que sejam feitos acordos entre a empresa e o colaborador: “O RH deve ter uma conversa transparente com o trabalhador, deixar claro que pagará todos os seus direitos trabalhistas, que dará suporte para a sua recolocação no mercado (ou que deixará as portas abertas) e, então, deve expor o que precisa dele nesse período.”

 

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