Evitar estar presente nas redes sociais pode trazer consequências negativas para quem está procurando emprego. Segundo uma pesquisa do site CareerBuilder, 35% dos recrutadores norte-americanos estão menos propensos a contratar um candidato se não conseguirem encontrar informações sobre ele na internet. Entre as ferramentas para pesquisar informações online, as redes sociais são usadas por 52% dos profissionais entrevistados, enquanto as ferramentas de pesquisa ficam em segundo lugar, com 51%.
A pesquisa foi feita com 2 mil recrutadores e gestores de RH no início deste ano. Ela indica um crescimento da busca por informações de candidatos nas redes sociais, já que em 2014 este índice ficava em 43% e em 2013, 39%.
Separando por áreas de atuação, a Tecnologia da Informação lidera a lista dos cargos que mais se recruta de olho nas redes sociais, o que acontece em 76% dos casos. Logo depois, vêm os Serviços Financeiros (64%), Vendas (61%), Administração (54%), Manufatura (49%), Saúde (49%) e Varejo (46%).