Pesquisa da Robert Half mostra que o e-Social, projeto que visa unificar o envio de informações do empregado pelo empregador ao Governo Federal, é uma das mais recentes preocupações dos diretores de RH do Brasil. Dos 100 entrevistados, 46% acreditam que a implantação desse sistema é “muito desafiadora” e 40% preveem “alguma dificuldade” no processo.
Para Lucas Nogueira, gerente de divisão da Robert Half, o que explica o desafio da transição para o novo formato é a pouca divulgação de informações, apesar de ser um tema importante. “Isso gera uma insegurança natural”, diz. Ele alerta que as dificuldades de adaptação devem se concentrar apenas no período inicial. “Os gestores devem ter em mente que o e-Social apresenta-se como uma excelente ferramenta para diminuir a sonegação de impostos no Brasil e, dessa forma, destacar as empresas que trabalham corretamente”, explica.
O executivo aponta que a falta de conhecimento das normas do e-Social pode se refletir em complicações para as organizações, que vão desde atrasar a admissão de um colaborador a até mesmo travar a folha de pagamento. “Uma boa opção nesse período de implantação é a contratação de um profissional temporário especializado na ferramenta”, considera Nogueira. A hipótese é considerada por 54% dos gestores de RH entrevistados.
O treinamento e o recrutamento de pessoal, inclusive, são apontados como os principais desafios no processo de implantação do e-Social, na opinião de 50% e 45% dos gestores entrevistados, respectivamente.
Nível de desafio para a implantação do e-Social |
> 46% muito desafiador > 40% um pouco desafiador > 14% nem um pouco desafiador |
Principais desafios* no processo de implantação |
> 50% treinamento de pessoal > 45% recrutamento de pessoal > 38% falta de conhecimento sobre a norma > 27% aumento da carga de trabalho > 21% falta de tecnologia compatível com a da norma > 7% falta de tempo para cumprir a norma > 6% nada *múltipla escolha |