A comunicação não é um bicho de sete cabeças, mas também não é a coisa mais simples desse mundo, como afirma Reinaldo Passadori, especialista em Comunicação Verbal e presidente do Instituto Passadori. “Por isso, ela tem que ser levada a sério, na sua profundidade”, acredita.
No ambiente de trabalho não é diferente e, se ela for realizada de maneira correta, pode contribuir para a carreira profissional. Conheça os sete princípios da comunicação, atente-se a eles e aplique em sua rotina:
1. Intrapessoal: Transforme a timidez em força para assumir confiança com entusiasmo;
2. Interpessoal: Englobe o diálogo, entenda a importância do feedback, do elo com o interlocutor e a força da alteridade;
3. Vocal: Atente-se a como você se comunica;
4. Corporal: Entenda a importância de gestos e sinais para as mensagens sem palavras;
5. Técnica: Informe-se sobre os recursos existentes que melhoram a comunicação, tornando-a mais adequada aos ambientes e circunstâncias;
6. Intelectual: Transforme a sua comunicação de forma a ser capaz de planejar e preparar com propriedade suas tarefas;
7. Espiritual: Cultive valores que o levem para uma liderança pessoal e exclusiva.