A pesquisa “Contratações Brasileiras: analógicas ou digitais?”, realizada em agosto de 2017 pela Acesso Digital em parceria com o IBOPE CONECTA, revela que 36% das empresas brasileiras já perderam candidatos devido à burocracia na contratação, sendo que para 42% o que mais impacta é o envio de documentos. A maioria dos entrevistados (91%) acha que em breve todo o processo de contratação deve ser digital. Participaram da pesquisa mais de 380 companhias em todo território nacional.
Dados do estudo apontam que 50% das empresas solicitam de 6 a 10 documentos para concluir o processo de contratação, sendo que para processar e validar todos os documentos de um novo colaborador são necessárias de duas a cinco pessoas, em 72% dos casos. Com isso, o processo de admissão leva em média de quatro a sete dias em 43% das empresas consultadas. De acordo com o levantamento, com a digitalização de processos, os dias virariam horas e a quantidade de pessoas envolvidas cairia drasticamente.
Diego Martins, CEO da Acesso Digital e responsável pela pesquisa, percebeu que o Brasil ainda está defasado em comparação a outros países como Estônia, Israel, China, Índia e Estados Unidos, quando o assunto é investimento pesado em tecnologia. Segundo ele, a tecnologia é tão atuante nesses países que já é possível resolver questões antes extremamente burocráticas de maneira muito simplificada, tudo através da tecnologia. “Na Estônia, por exemplo, já é possível casar ou, até mesmo, se aposentar pela internet”, relata Martins.
Pensando em beneficiar as companhias e, principalmente, o setor de recursos humanos, a empresa lançou o aplicativo Acesso RH. “Criamos a ferramenta para ajudar a resolver este cenário que vivenciamos todos os dias na área de RH e que a pesquisa mostra ser um grande gargalo”, disse. O executivo aponta que a substituição do método tradicional de contratação também gera economia para as empresas, sendo que 54% dos entrevistados gastam até 100 reais por funcionário durante um processo de admissão.
Tendo em vista todos os argumentos acima apresentados, 78% das empresas planejam modernizar seus processos nos próximos anos. E 47% das empresas informam que sentem uma pressão da liderança em prol da modernização da área de RH, com a chegada do eSocial a tendência fica ainda mais forte. “Além de garantir a qualidade das informações, a ferramenta também checa todos os dados para garantir que estejam enquadradas na nova regulamentação do eSocial”, destaca Gabriel Pirajá, head do produto Acesso RH.
No recorte regional, os entrevistados do Sul do país apresentam um percentual menor de conhecimento de tecnologias para admissão de funcionários, com apenas 29% declarando que conhecem a maioria das soluções digitais disponíveis no mercado. O Sudeste lidera o ranking com 42% dos entrevistados admitindo alto conhecimento com relação a tecnologias voltadas para RH. O Nordeste e Norte/Centro-Oeste apresentam 35% e 37% de conhecimento, respectivamente.