Por Beatriz Seino
Eventos universitários, com enfoque em carreira, recrutamento e mercado de trabalho, oferecem ótimas oportunidades para colocar empresas e estudantes em contato. Normalmente, são eventos abertos ao público universitário e, em geral, com entrada gratuita. As feiras possuem uma infraestrutura voltada para que as empresas trabalhem sua marca empregadora e ofereçam suas oportunidades de estágio e trainee para os jovens, ou seja, é um espaço pensado e criado para mostrar como é trabalhar nessas empresas, além de conhecer mais sobre as principais tendências do mercado de trabalho.
Palestras e workshops, que abordam temas relevantes no mundo empresarial, assim como o esclarecimento de dúvidas pontuais, como a elaboração de currículos, além de etapas dos processos seletivos é o que se espera encontrar nesses eventos. No entanto, é cada vez mais importante ir além. Isso significa que os organizadores estão sendo cada dia mais desafiados no que se refere à inovação. Tudo isso para atrair mais jovens e empresas expositoras.
Em busca de novas opções de atividades para tornar a participação desses jovens mais ativa durante o evento, surgem possibilidades muito interessantes. Esse é o caso do pitch, em que alunos selecionados são convidados apresentarem e venderem as suas competências para as empresas. Em poucos minutos, eles devem mostrar suas qualidades e desenvoltura na comunicação, uma das competências socioemocionais mais exigidas e que mais reprovam nos processos seletivos. Outra tendência é o uso de tecnologia nesses eventos: já é possível encontrar aplicativos que mapeiam previamente o perfil dos participantes para gerar as melhores combinações de oportunidades de estágio e trainee.
Com essas mudanças, as empresas percebem a necessidade de tornar a sua presença mais efetiva e marcante, uma vez que o volume de candidatos é grande e o público busca por novidades. Essas empresas, uma vez conscientes do seu novo papel, fazem uma participação que vai além do tradicional stand e oferecem ações que aproximam ainda mais os universitários, como convites para visitar o escritório e poder vivenciar o dia a dia da organização, sessões de coaching, almoço com executivos, minicursos, entre outras ações que já são boas práticas adotadas. São diversas possibilidades para atrair os candidatos, que têm a oportunidade de conhecer mais aspectos sobre a cultura e valores das empresas, a partir dessas atividades.
Dessa forma, é cada vez mais visível a evolução das feiras. Organizadores estão propondo novos formatos e espaços para experiências mais elaboradas. Os universitários não encontram só respostas para as suas dúvidas: eles são desafiados a manterem-se curiosos, ao terem contato com conteúdo diverso e ações inovadoras..
Do nosso ponto de vista, as feiras mais legais do momento são aquelas que convidam o público para experimentar, como aquelas que oferecem atividades que ajudam a desenvolver habilidades exigidas pelo próprio mercado de trabalho. Assim todo mundo sai ganhando, certo?
As empresas que estão um passo à frente são aquelas que buscam aproveitar o espaço do evento para estreitar mais o relacionamento com o universitário. Um bom exemplo desse tipo de ação é quando convidam funcionários inspiradores a contar suas histórias de carreira e estarem mais próximos e disponíveis para o jovem. Dessa forma deixam sua marca empregadora muito mais humanizada.