Ferramentas on-line ajudam o gestor a liderar sua equipe, que passa a trabalhar a distância devido ao COVID-19
Nem é preciso dizer que, em tempos de coronavírus, o home office se tornou uma das principais estratégias de segurança das empresas em todo o mundo. Mais ainda, passou a representar a possibilidade concreta de sobrevivência para muitas.
As organizações que já tinham no home office uma forma de trabalhar — ainda que não todo dia nem para todos os setores –, não encontraram maiores dificuldades na adaptação.
Porém, até aqui, a maioria das empresas brasileiras atuou no modelo presencial. É bem difícil ter que mudar essa realidade estabelecida de uma hora para outra!
Como fazer a gestão das pessoas, se comunicar de forma eficiente, manter o fluxo de informações, desenvolver projetos em conjunto e, acima de tudo, preservar a unidade da equipe, sem deixar que profissionais se percam no caminho ou que o negócio se prejudique?
Uma situação de pandemia pegando o mundo corporativo de surpresa, no começo dos anos 2000, seria algo próximo do devastador para os negócios — mesmo com toda a capacidade de sobreviver do ser humano empreendedor.
Mas a mesma situação nos dias de hoje, tal como se apresenta, é uma questão de tornar a tecnologia uma aliada. Conhecer e selecionar as ferramentas. Há soluções sob medida para pequenas, médias e grandes organizações. Aqui, o segredo é fazer a opção que, de fato, ajude a empresa nesse momento de transição.
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Ferramentas tecnológicas liberadas
Algumas companhias entraram na corrente do bem para ajudar as empresas que estão migrando suas equipes temporariamente para casa. A Adobe, por exemplo, oferece até 1 de julho o acesso gratuito no Adobe Connect, para realizar conferências, reuniões, treinamentos e salas de aula virtuais.
O Google também liberou o acesso a diversas ferramentas interessantes para trabalhar em home office. Destaque para os recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet, lançado no início de março, a todos os clientes do G Suite e G Suite for Education em todo o mundo.
Os recursos, que também estão liberados até dia 1 de julho, incluem reuniões para até 250 participantes por chamada; transmissão ao vivo para até 100 mil espectadores em um domínio, além da capacidade de gravar reuniões e salvá-las no Google Drive.
Na ação contra o coronavírus, o Google também adicionou recursos para suportar a demanda crescente por transmissão ao vivo no YouTube.
Soluções de startups para gestão
Além das ferramentas mais conhecidas como Trello, Slack, o próprio WhatsApp, Zoom, Google Drive, Dropbox, We Transfer, Agenda Google e uma lista grande de apps que já fazem parte do dia a dia do ambiente corporativo, as startups pesquisam soluções para se trabalhar a distância com eficiência e de modo simplificado. Confira algumas:
O novo aplicativo Leadership Score, da Qulture.Rocks – plataforma de gestão de desempenho, com sede em San Francisco, nos Estados Unidos — ajuda as empresas, principalmente remotamente, na realização e agendamento de reuniões periódicas entre líderes e liderados, one a one, chek list de pendências e metas.
[A funcionalidade já está sendo usada entre alguns clientes-piloto da empresa e estará disponível a partir do fim do mês para toda a sua base de clientes.]
Para dar suporte no gerenciamento de processos, a Pipefy desenvolveu um software em nuvem para organizar em um só lugar todos os fluxos da empresa. Útil para gerir processos que, em determinada fase, exijam a colaboração de outras equipes ou processos.
As soluções da HR tech Convenia permitem, integradas ou separadamente, que o RH faça a gestão em home office de Departamento pessoal, Folha de pagamento e Benefícios corporativos.
Já a Omie, plataforma de gestão em nuvem para pequenas e médias empresas, inclui emissão ilimitada de notas e boletos, controle de estoque, CRM e integração com contador, entre diversas outras funcionalidades.