Gestão

Uma das lições desta crise: que o futuro incerto e volátil já chegou

Para consultora, agora também estamos aprendendo (e à força) a liderar equipes e projetos remotamente

Uma das coisas positivas que esta crise tem mostrado é precisamente nossa capacidade de adotar mudanças com urgência. Quem afirma é Alicia Pomares, sócia-diretora do Grupo Humannova, de Barcelona (Espanha) e autora de Conectar talento, proyectar eficacia (Profit Editorial). “De fato, isso já está sendo notado: trabalhando em casa, estamos aprendemos a usar ferramentas colaborativas em alta velocidade e começamos a trabalhar de maneira diferente, e esse aprendizado fará com que nos transformemos definitivamente”, diz.

Para ela, uma das lições podemos aprender dessa nova crise é que o futuro incerto e volátil já chegou. “Não podemos adivinhar esse futuro, pois, enquanto fazemos planos, surgem grandes imprevistos que nem imaginávamos anteriormente. Precisamos desenvolver diferentes competências para enfrentar esse futuro com sucesso: adaptabilidade; flexibilidade; colaboração; resiliência; curiosidade; e capacidade de aprender. Não podemos adivinhar o futuro, mas a única maneira de chegar lá é aprendendo continuamente, estando preparado para qualquer cenário e detectando tendências, mudanças, para poder reagir a tempo”, avalia.

E quem deve aprender a aprender também é a liderança. Alicia comenta que, agora também estamos aprendendo (e à força) a liderar equipes e projetos remotamente – o que, para ela, não é fácil. É necessário desenvolver um estilo de liderança digital, mas ao mesmo tempo emocional; gerenciar emoções é essencial neste momento: “No teletrabalho, os gerentes precisam parar de controlar seus colaboradores para se concentrarem em esclarecer objetivos, dando suporte para alcançá-los e também para melhorar seus métodos de medição, métodos que avaliam os trabalhadores pelo que fazem e não onde ou quando fazem. Isso não é teletrabalho!”, diz.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail