O Programa de Gestão da Cultura da Faber-Castell tem por um de seus objetivos principais garantir valores comuns por todos na companhia. Uma forma de alinhamento capaz de gerar uma cultura marcante e de bons resultados.
Como base para esses valores foram observados nossos Corporate Essentials, um conjunto orientador global idealizado por nossa matriz na Alemanha. A partir dele, o desafio inicial proposto por nosso Diretor-Presidente Marcelo Tabacchi foi o de mudar o “mindset” cultural da liderança e demais colaboradores por meio de valores pessoais e da própria organização.
Para nos apoiar no projeto fomos em busca de parceria que utilizasse alguma metodologia nesse sentido e em fevereiro de 2013, a Faber-Castell deu início a um de seus principais programas denominado Gestão de Cultura – Revitalizando Nossos Valores. Todos os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com a Consultoria Marcondes.
Os ganhos de um programa dessa natureza são muito importantes. Destacamos aqui:
- Gerar resultados melhores e maior produtividade;
- Atrair pessoas mais alinhadas com a empresa;
- Reter talentos e construir uma marca forte.
A metodologia consiste em 4 fases a seguir:
- Mapeamento Cultural – serão feitas pesquisas quantitativas e qualitativas, confidenciais e a parte quantitativa aplicadapara 100% dos colaboradores.
- Alinhamento da Liderança e desenho do Projeto de Cultura – com o resultado das pesquisas em mãos, são definidos quais projetos e ações deverão ser realizados para fortalecermos as Essências da nossa Marca.
- Implantação da Mudança – a Faber-Castell implanta o Projeto de Cultura que foi traçado previamente.
- Evolução – métricas e indicadores criados mostram os resultados das ações que foram implementadas.
A metodologia é baseada nos “Níveis de Consciência” criados pelo Prof. Richard Barrett que desenvolveu sua teoria a partir de uma ampliação da famosa “Teoria da Motivação – Pirâmide de A. Maslow”.
As pesquisas e os alinhamentos são realizados a cada dois anos, visando por meio das ações implantadas, reduzir eventuais fatores apontados como potenciais limitadores de crescimento ou “fatores de entropia”.
Toda a liderança tem papel fundamental no processo, inclusive todos os gerentes, supervisores e coordenadores participam de treinamentos específicos para dispor de ferramentas que auxiliem na disseminação do programa.
Também é formado um time de 16 colaboradores, intitulados “Embaixadores da Cultura”, que são treinados durante 12 meses em 6 workshops no tema gestão de cultura e apoiam as diversas ações do programa.
Em 2019 realizou-se a 4ª. Pesquisa de Gestão da Cultura e a próxima já está agendada para início do ano fiscal de 2021. Nesse período foram implementadas mais de 200 ações de cunho corporativo ou específico das localidades onde temos operações produtivas e administrativas em São Paulo, Manaus, Prata e São Carlos.
Para a Faber-Castell Brasil, Cultura é o reflexo dos valores, crenças e comportamentos de toda uma organização, portanto incentivamos a participação de todos os colaboradores no programa porque “queremos ouvir a todos”.