Ler pode ser uma forma incrível de passatempo, mas também fonte de inspiração e aprendizado. Sete CEOs de empresas com diferentes perfis revelam os best-sellers que em alguma medida ajudaram a entender problemas e a enriquecer a visão de mundo.
1. “A Cura de Schopenhauer”
Marcelo D’Arienzo, CEO da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, destaca neste livro a narrativa interessante do ambiente de terapia em grupo. A leitura abre a perspectiva de que o comportamento e dinâmica da terapia de grupo podem ser aplicados tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
A leitura permeada de filosofia e psicanálise surge com enredo munido de questionamentos sobre dilemas da vida, entre eles, o amor e a morte. Boa leitura para quem busca uma reflexão sobre condicionalismos sociais e diálogos realistas.
2. “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”
A leitura indicada por Roberto Oliveira, CEO da Take, empresa líder em soluções conversacionais e chatbots, propõe soluções para vivermos neste mundo. Em sua obra, Nassim Nicholas Taleb propõe uma análise das próprias fraquezas como estratégia para driblar possíveis falhas na carreira.
Para o autor, adotar essas medidas é ter em mente que lidar com fatores inesperados e externos são primordiais para a “sobrevivência” diante da desordem.
3. “Empatia assertiva”
Esta é a aposta de Cesar Rossi, CEO do Grupo BWG, empresa de tecnologia com foco em soluções para o RH. A obra da autora Kim Scott, expõe o desafio da empatia sob a liderança no espaço organizacional.
A humanização das relações interpessoais é a palavra-chave da narrativa que garante resultados positivos de um líder de sucesso. Tratar de empatia é entender seus colaboradores, se importar pessoalmente, retribuir com feedback e proporcionar um ambiente de trabalho agradável, produtivo e permeado de colaborações.
4. “The Hard Thing about Hard things”
A obra de Ben Horowitz, um dos empresários mais respeitados e experientes do Vale do Silício, é a recomendação da Flávia Deutsch, CEO e co-fundadora da Theia, plataforma que ajuda pais e mães que trabalham.
O livro oferece conselhos essenciais sobre a criação e administração de uma startup. Sabedoria prática para gerenciar os problemas mais difíceis que a escola de negócios não cobre, com base no popular Blog de Ben.
O livro inspirou e ajudou Flávia a ter uma visão ampla do empreendedorismo.
5. “Um novo jeito de trabalhar”
A indicação de Marcel Lotufo, co-fundador e CEO da Kenoby, software de recrutamento e seleção, foi escrito por Laszlo Bock. O livro enfatiza que o “jeito Google” de tratar os funcionários é para que cada pessoa se sinta como fundador da empresa. É também acreditar que as pessoas são essencialmente boas.
A obra, inspirada nas ideias de bastidores do Google, ajuda a enxergar de outra maneira a forma de liderar, mostrando detalhes do recrutamento e seleção com foco na cultura da empresa. Não é à toa que “Um novo jeito de trabalhar” foi eleito um dos melhores livros de negócios pelo The Economist. Uma visão arrojada, nova e prática de transformação do futuro do trabalho.
6. “The Last Arrow”
O livro de Erwin Raphael McManus, proposto por Ulisses Cardinot, fundador e CEO da International School, programa de educação bilíngue para as escolas, apresenta um roteiro para uma vida que desafia as probabilidades e altera os destinos de pessoas que arriscaram tudo por um sonho.
Para Cardinot, a obra teve papel importante na concretização dos seus propósitos de vida.
“Eu me identifiquei muito com esse livro. Além de sonhador, sou prova viva de quem concretizou um sonho em realidade. Vivo a magia de transformar vidas por meio da educação todos os dias. O livro está sendo muito interessante para o meu momento de vida e, sem dúvida, é uma dica de leitura incrível e que vale muito a pena”, garante.
7. “Good Strategy Bad Strategy: A diferença e por que é importante”
João de Paula, co-fundador da Origin, plataforma de bem-estar financeiro, que ajuda as empresas a aliviar o estresse dos funcionários com as finanças, recomenda o livro de Richard Rumelt.
O autor propõe limpar a mente impregnada por conceitos e modismos que levam a estratégias furadas e, no lugar, aponta caminhos para a construção de uma estratégia poderosa e objetiva.
Uma leitura interessante, recheada de exemplos de boas e más estratégias em negócios variados como a Apple e a General Motors, nas guerras no Iraque e no Afeganistão, em um pequeno mercado local ou no Wal-Mart.