A ampla disponibilidade de acesso à internet e às tecnologias de comunicação colaborativa, como Twitter, Facebook e YouTube está transformando a sociedade global em que vivemos. Por consequência, está transformando também a forma como aprendemos.
Face a face ou e-Learning? Aprendizagem coletiva ou individual? Compartilhamento de conhecimentos ou aprendizagem descendente? Cada uma dessas abordagens tem seus pontos fortes e, por isso, a combinação dos dois permite a criação de um treinamento sob medida.
O b-Learning chegou pra ficar. Essa expressão se tornou onipresente nas principais empresas de formação profissional do mundo inteiro e é muito apreciada pelos diretores de Recursos Humanos das grandes organizações.
O que é exatamente o b-Learning? A expressão (em inglês Blended Learning) se refere a combinação da formação presencial (hoje virtual) e do e-learning. O b-Learning é, portanto, um sistema de aprendizagem híbrido reunindo esses dois modelos.
A premissa desse método de formação é a ideia de que podemos e devemos aproveitar as vantagens de cada uma dessas modalidades (presencial (virtual) e e-Learning).
Vantagens do b-Learning
A chave do sucesso dos programas de b-Learning é justamente a possibilidade de obter o melhor dos dois sistemas. De um lado, a formação presencial (hoje virtual) permite a interação, o contato direto com os participantes, encoraja o trabalho em equipe e facilita a emergência da inteligência coletiva.
De outro lado, o e-Learning oferece flexibilidade e favorece a autonomia, a responsabilidade e a concentração. O e-Learning permite atingir um número maior de pessoas à um custo interessante, sem desperdício de tempo com locomoções e de investimento com aluguel de salas, refeições etc.
Na Europa as empresas decidiram investir num sistema b-Learning inovador e promissor — e-Learning associado à um método coletivo de ativação da inteligência coletiva para facilitar a ancoragem dos conteúdos aprendidos nos módulos digitais.
O b-Learning (e-Learning + sessões de codesenvolvimento) foi a solução procurada pelas empresas para continuar a formar e, ao mesmo tempo, incentivar o trabalho coletivo à distância.
O sistema b-Learning se concretiza pela inclusão de uma sessão de Codesenvolvimento ao final de cada modulo e-Learning.
O que é Codesenvolvimento?
O Codesenvolvimento é um método de aprendizagem pela ação desenvolvido no Canada, em 1985, por Adrien Payette e Claude Champagne. O intuito é oferecer aos estagiários a oportunidade de aprender por meio do compartilhamento coletivo de suas práticas profissionais.
Como isso se concretiza?
Um grupo de pessoas interessadas em compartilhar suas práticas profissionais com outras pessoas interessadas em ouvir e contribuir com impressões, ideias, sugestões ou experiências, é formado e se reúne regularmente.
A cada encontro, um dos participantes assume o lugar de “Cliente” e submete seu assunto ao grupo. Os outros participantes assumem o papel de Consultores e terão a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento profissional do Cliente da sessão.
Vale notar que o objetivo de uma sessão de Codesenvolvimento é que todos aprendam um pouco mais sobre sua própria prática profissional, com o assunto trazido pelo Cliente. Esse grupo é acompanhado por um Facilitador, formado ao método, e garantidor do processo e das regras de confidencialidade e respeito que devem permear os encontros.
Premissas do Codesenvolvimento
Nos tornamos bons profissionais pela prática e pelas oportunidades que temos de aprender com os outros.
Premissas do b-Learning
O e-learning fornece os fundamentos sobre o que podemos fazer para melhorar nossa prática profissional. O Codesenvolvimento fornece as aprendizagens sobre quem devemos ser para melhorar nossa prática profissional.