O PayPal tem 19 mil colaboradores ao redor do mundo. Com a pandemia, realizou a migração de 99% da força de trabalho global para trabalhar de forma remota. Isso exigiu a disponibilização, em nível global, de mais de 6 mil laptops para colaboradores que passaram a trabalhar de forma remota pela primeira vez.
Quem conta detalhes da trajetória do PayPal no Brasil nesse momento tão delicado é Andréa de Castro, diretora de RH. “Não poupamos esforços”, diz.
Depois de seis meses de isolamento social, home office, modificações forçadas no modus operandi, algumas conclusões se destacam:
“Temos um time com alta capacidade de adaptação e turn around, visto o excelente desempenho da companhia neste período. O nível de comprometimento e engajamento dos nossos colaboradores é surpreendente. Por outro lado, a empresa reagiu rapidamente e consegui adaptar e equipar os colaboradores para que pudessem trabalhar de forma remota em um curto espaço de tempo”.
Qual foi o maior impacto da pandemia do novo coronavírus no dia a dia do PayPal?
A migração de nosso time para trabalhar de forma remota do dia para a noite. Estamos vivenciando algo inédito na história e tivemos de nos adaptar muito rapidamente para nos adequar a esta nova realidade. O PayPal tem realizado pesquisas internas frequentes desde o início da pandemia, a fim de monitorar o impacto do trabalho remoto e das iniciativas da companhia em resposta aos anseios de nossos colaboradores e da comunidade na qual estamos inseridos.
Pelos resultados, percebemos que estamos no caminho certo, com altos níveis de comprometimento e satisfação. A grande maioria diz que estamos fazendo a coisa certa e está confiante na maneira como a empresa tem enfrentado a situação, disponibilizando todos os recursos necessários para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores.
Com as mudanças emergenciais provocadas pela pandemia, as necessidades dos colaboradores também mudaram. O RH reviu os benefícios dos colaboradores?
Diversas iniciativas estão sendo implementadas em parceria com nosso plano de saúde (palestras, consultas virtuais etc.), ginástica laboral, além de outras iniciativas, como o Programa de Apoio ao Empregado, que oferece assistência em diversas áreas (saúde mental, jurídica, financeira, dentre outras), soluções para busca do equilíbrio, gerenciamento do estresse e apoio aos pais (para lidarem com os filhos diante de alguma dificuldade).
A empresa também oferece suporte financeiro para que todos tenham os recursos necessários para trabalhar remotamente, como reembolso de internet para alguns níveis, ajuda de custo para aquisição de móveis de escritório (cadeira, mesa), periféricos etc. enfim, provê todos os equipamentos para que as pessoas possam desempenhar seu trabalho de forma adequada.
Além disso, a empresa instituiu três dias de descanso remunerado no ano de 2020 para todos os colaboradores, em reconhecimento aos desafios que estamos enfrentando e para que possam ter um tempo extra para se desconectar e relaxar.
Este cenário da Covid-19, algo único na história mundial, talvez seja essencial para que a empresa possa construir bases ainda mais sólidas de atenção e cuidado com a principal força-motriz do negócio: as pessoas que permitem ao PayPal manter uma reputação de empresa séria e responsável nos mais de 200 mercados em que atua.
Como as lideranças estão sendo preparadas para lidar com as dificuldades da equipe?
O PayPal tem diversos times globais dedicados a desenvolver iniciativas no sentido de oferecer um ambiente seguro, suporte à saúde mental e bem-estar dos colaboradores. Por meio de uma série de recursos, apoiamos nossos líderes em como lidar com seus times neste momento delicado em que vivemos, incluindo treinamentos específicos nessa área.
Nossos líderes estão super engajados e promovendo muito mais reuniões virtuais do que antes. Estão mais conectados de forma online, o que nos permite estar ainda mais próximos dos nossos colaboradores e ajudá-los em suas necessidades. Além disso, quando a pandemia começou, criamos uma iniciativa técnica composta por líderes de RH, TI e InfoSec para garantir que nossos colaboradores do centro de operações pudessem trabalhar remotamente com todo o suporte e tranquilidade.
Do ponto de vista de recrutamento e seleção, o que o isolamento social e o “novo normal” trazem de mudanças nesses processos?
Não houve mudança significativa nos processos de recrutamento, do ponto de vista de RH, pois a maior parte das entrevistas já era realizada de forma virtual. Com a pandemia, esse índice passou para 100%. Já utilizávamos tecnologia para entrevista, avaliação e integração de novos colaboradores, muito antes do isolamento social imposto pela Covid. O PayPal é uma empresa que nasceu inovadora e tem como um de seus valores a inovação em todos as áreas, não apenas no core business de seus negócios, que são os pagamentos eletrônicos.
Quais os resultados entre perdas e ganhos?
Não sentimos que houve perdas desde que migramos 100% do nosso time para trabalhar de forma remota. Pelo contrário, nossa produtividade aumentou muito, até porque nossa empresa foi impactada positivamente por uma série de novas necessidades decorrentes da quarentena. A Covid representa uma preocupação mundial para todos, principalmente quanto ao isolamento social, e isso refletiu em um aumento considerável de novos clientes em busca de uma ferramenta que lhes possibilitasse fazer compras e pagar online com segurança, rapidez e facilidade. E o PayPal é líder mundial nesse segmento. [Inês Pereira]