As atividades de gestão de pessoas são parte fundamental da vida das companhias, especialmente com as incertezas trazidas pela pandemia. Dentro desse cenário, duas necessidades se impõem aos setores de RH: tornarem-se inovadores e usuários do que há de mais eficiente em termos de ferramentas tecnológicas.
A Covid-19 trouxe um novo elemento para a realidade das empresas, que foi a adoção do home office, antes visto com suspeita por alguns gestores. Segundo estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em outubro do ano passado 7,6 milhões de trabalhadores estavam exercendo suas atividades profissionais à distância. Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que lideram o ranking.
Esse modelo de trabalho, que tende a ser adotado de forma parcial ou integral por muitas empresas, exige uma atenção maior com o colaborador, o que torna necessário o auxílio de uma importante aliada: a tecnologia. Para Marcello Porto, vice-presidente da LG lugar de gente, ela se provou fundamental ao tornar o trabalho remoto mais eficiente para colaboradores e companhias.
“Agora, a necessidade é planejar as soluções que deverão ser adotadas nos próximos anos para que os benefícios sejam perceptíveis a longo prazo e as empresas e funcionários desfrutem de um RH inovador, que seja capaz de engajar o time com a cultura da organização”, argumenta.
Segundo o especialista, soluções para onboarding, treinamentos, gestão de ponto e autoatendimento estão entre as tendências para 2021. “As empresas também realizaram contratações remotamente nesse ano e essa realidade deve persistir. O desafio é receber o novo funcionário e transmitir todos os valores da empresa, cultura, identificar as lacunas de habilidades e desenvolvê-las no ambiente digital”, explica Porto, que lista abaixo o que ele considera soluções essenciais para um RH inovador.
Game corporativo
Seja para dar as boas-vindas ao novo colaborador ou identificar gaps que precisam ser solucionados, os jogos são uma excelente ferramenta para oferecer conteúdo aos funcionários. A solução traz a possibilidade de personalização segundo a necessidade que necessita ser suprida, podendo servir para levar informação sobre a política corporativa da empresa ou para um treinamento, para ensinar uma nova habilidade que o colaborador precisa desenvolver dentro de uma função.
Independentemente da necessidade, o game corporativo está apto a mapear conhecimentos, identificar perfis, comparar habilidades, gerar trilhas adaptativas e capacitar pessoas.
Feedback
A avaliação de desempenho é fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores e não precisa ser realizada presencialmente para ser eficaz. Com uma tecnologia voltada para essa finalidade, é possível realizar um feedback orgânico, fluido e em tempo real. A ferramenta torna o processo de avaliação de desempenho mais estimulante para o colaborador e ao mesmo tempo traz resultados concretos para a empresa.
Autoatendimento
O autoatendimento é uma estratégia das companhias para reduzir custos, ser mais eficiente e dar autonomia aos colaboradores. A solução, que pode ser um aplicativo ou chatbot, aumenta a produtividade, desafoga o RH das atividades operacionais e dá ao funcionário a liberdade de consultar férias e benefícios, por exemplo, a qualquer hora, de qualquer lugar, sem a necessidade de acionar a área de gestão de pessoas.
Ponto eletrônico
A gestão de ponto eletrônico, que já era muito utilizada no modelo de trabalho presencial, pode ser totalmente adaptada para o home office. Soluções de controle de ponto remoto permitem ao gestor reunir na nuvem informações de entrada e saída sem a interferência manual, eliminando a ocorrência de erros no fechamento da folha de pagamento.