É inegável que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem trazido mais aspectos negativos do que positivos. E, dentro das transformações positivas, está a consolidação dos cursos de ensino a distância no segmento corporativo.
Havia, anteriormente, uma resistência ao desenvolvimento profissional por meio da tecnologia ou de recursos a distância, mas com a necessidade do isolamento social, as pessoas foram obrigadas e/ou motivadas a incorporarem esse modus operandi, principalmente na educação corporativa.
Ações educacionais
Os departamentos de Recursos Humanos das empresas que já estavam em processo de migração para ampliar as ações educacionais a distância tiveram que acelerá-lo, passando inclusive a incluir programas de desenvolvimento com ações de rápida execução para agilizar o aprendizado sem mediação presencial e fazendo com que os encontros virtuais fossem mais assertivos.
As empresas passaram a incorporar diversas ações dentro dos sistemas de educação corporativa e o digital passou a ser encarado como facilitador dos processos de gestão. Ou seja, a tecnologia está ajudando as companhias a construírem programas e estratégias de desenvolvimento profissional personalizadas e aderentes às metas, aos processos e às mudanças de forma ágil.
Na área de treinamento e desenvolvimento (T&D), por exemplo, os cursos passaram a ser mais rápidos e práticos para utilização imediata dos conhecimentos no trabalho. Houve também a oferta de cursos autoinstrucionais e assíncronos para que os profissionais pudessem realizá-los no melhor horário dentro da rotina, administrando vida profissional e pessoal.
Para garantir maior engajamento, o ensino a distância na educação corporativa se apresentou e tem se apresentado de diversas formas, tais como microlearning, mobile learning, trilhas de aprendizagem, e-learning, gamificação, materiais textuais, entre outros.
Outro método que passou a ser utilizado para a aplicação de treinamentos, ações educacionais e de capacitação foi a forma remota utilizando diversas plataformas digitais. Sobre esse método, cabe ressaltar que ele não deve ser apenas uma mudança de meio ou de plataforma, mas deve contar com interações e ações entre aluno e professor para fomentar a construção coletiva do conhecimento, algo que é bem diferente de uma simples palestra virtual.
Era digital
A transformação digital na educação corporativa gerou um novo formato de acompanhar os profissionais e seus indicadores de resultados. Utilizando as plataformas de aprendizagem e as ferramentas digitais, foi possível criar e gerar dados de desempenho de forma ágil e, assim, acompanhar de forma eficaz e estratégica as ações educacionais desenvolvidas.
E dentro desse contexto, surge a seguinte questão ‘Como as empresas podem aproveitar o ensino a distância’? A resposta passa pela otimização do uso da tecnologia de aprendizagem para engajamento dos funcionários, pela criação de uma combinação de soluções de aprendizagem digital com ações de engajamento e de motivação. E para que essas ações tenham sucesso, as lideranças precisam criar um clima de aprendizado favorável enquanto a empresa tenta recuperar o seu impulso.
Por fim, a pandemia acelerou o processo de transformação digital e o legado ficará para sempre. Daqui para frente as ações a distância e as de autodesenvolvimento estarão presentes nas instituições educacionais e nas educações corporativas de forma intensa, potencializando as ações presenciais.