RH 4.0
Oferecido por

Seus processos de RH ainda são antigos?

Apesar dos avanços na digitalização, apenas 23% dos colaboradores classificam os métodos da empresa em que trabalham de inovadores

O que antes era apenas burocrático se tornou estratégico. O avanço da digitalização nos processos de RH deixou evidente o impacto não apenas na produtividade e nos resultados, mas inclusive na percepção dos colaboradores sobre a empresa. É o que aponta a 2ª edição da pesquisa “Transformações na Gestão de Pessoas”, promovida pela unico, ID Tech brasileira de soluções de proteção de identiadade digital. 

Dentre os entrevistados, apenas 23% dos colaboradores classificam os métodos da empresa em que trabalham de inovadores. Enquanto a maioria, 59%, percebe a empresa como tradicional em seus métodos, 19% a classificam como antiga, com sistemas que precisam ser modernizados. 

Estratégia e motivação

“A modernidade dos processos tem ligação direta com a motivação e desenvolvimento dos colaboradores; quanto mais obsoleto é o processo, mais burocrático e manual ele tende a ser, fazendo com que os colaboradores se dediquem quase que de maneira integral, deixando de atuar de um modo que agregue valor ao negócio”, aponta Filipe Bertocco, consultor da unico.

Ele explica que a digitalização dos processos reflete inclusive no plano de carreira dos colaboradores. Já que ao olhar a outra realidade, de uma empresa com processos modernos e digitais, os colaboradores perdem menos tempo com burocracias e trabalhos manuais e acabam tendo mais oportunidades de pensar em inovação, melhorias contínuas, métricas, desenvolvimento de manuais, entre outros. “A tecnologia faz com que ele possa atuar de maneira mais estratégica com maior valor agregado”, reforça.

Digital na prática

Mas o cenário se mostra positivo. Outro dado da pesquisa aponta que 55% das empresas já estão implementando soluções para modernizar o processo de admissão. E ainda há espaço para inovação: Bertocco aponta que além da realização das rotinas de admissão de maneira presencial, as assinaturas de documentos físicos como contratos, espelho de ponto e aviso de férias ou o preenchimento de formulários de benefícios de maneira manual são alguns dos procedimentos que já se tornaram obsoletos.

“Hoje os profissionais de RH acreditam que assinatura eletrônica, plataformas de cadastro online e sistemas unificados são as tecnologias que serão utilizadas na transformação digital do RH”, reforça Bertocco com base nos dados da pesquisa, que também aponta que 96% dos entrevistados acreditam que as tecnologias digitais reduzem os custos das áreas de Departamento Pessoal e RH. 

Diferencial

O consultor explica que, no caso da unico, por ser uma plataforma de admissão online, permite que todo o processo seja feito de maneira digital, sem a necessidade de impressão de papéis ou deslocamentos, além da validação automática de mais de 400 documentos, com um suporte 24/7 ao candidato. 

“Nossa plataforma também conta com um módulo de assinatura eletrônica biométrica que é capaz de assinar todos os documentos de RH por meio de uma selfie, e temos API aberta, o que torna nosso produto facilmente integrável a qualquer sistema de recrutamento e folha de pagamento. Com o unico | people você vive o futuro do RH, hoje”.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail